Curso Liberação da UTI

13/12/2023



Realizado o primeiro curso Liberação da UTI no Brasil.

 

Em parceria, a AMIB, SOMITI e SCCM realizaram nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2023 o primeiro curso de Liberação da UTI no Brasil. Com o envolvimento das três entidades, seus diretores, colaboradores e instrutores, conseguimos trazer este curso de excelência para a comunidade da terapia intensiva brasileira.

 

O curso aconteceu no Centro de Treinamento SOMITI, em Belo Horizonte. Vinte profissionais de saúde das UTIs do Hospital Unimed Belo Horizonte participaram do curso, com patrocínio da Unimed BH e empenho de suas lideranças, em especial do seu Presidente Dr. Frederico Peret. O curso contou com outros 10 profissionais de saúde, instrutores da Somiti, que participaram como instrutores trainees. O curso foi coordenado pelo Dr. Leandro Braz de Carvalho, diretor científico e futuro presidente da SOMITI, vice-chair do Comitê dos Cursos Fundamentals da SCCM. Os instrutores foram o Dr. Leandro, o Dr. Héctor Ferreira, a fisioterapeuta Carolina Rabelo e a psicóloga Michele Caro.

 

O curso Liberação da UTI é um curso da SCCM realizado desde 2020 nos EUA e, atualmente, em diversos países, com atividades teórico-práticas e de simulação.

 

A Campanha de Liberação da UTI da Society of Critical Care Medicine (SCCM) visa liberar os pacientes dos efeitos nocivos da dor, agitação/sedação, delirium, imobilidade e interrupção do sono (PADIS) na unidade de terapia intensiva (UTI). Tem como objetivo treinar a implementação das Diretrizes PADIS de 2018, sobre Analgesia, Sedação, Delirium, Imobilidade e Sono.

Veja: diretrizes_de_dor_agitacao_delirium_imobilidade_e_sono_padis_guidelines.pdf

 

O curso descreve todas as etapas do Pacote ABCDEF, conhecido agora como Pacote de Liberação da UTI, sua forma de organizá-lo e sua aplicação nas UTIs.

Veja Liberação da UTI- Infográfico. liberac-a-o-da-uti-infogra-fico.pdf

Os objetivos finais são melhorar os resultados dos pacientes e reduzir o risco de consequências a longo prazo de uma internação na UTI.

 

A implementação do Pacote de Liberação da UTI está associada a: 72% de diminuição da ventilação mecânica, 65% de diminuição do coma, 63% de redução no uso de contenções físicas, 40% de diminuição do delirium , 46% de diminuição das readmissões na UTI, 68% de redução de óbito hospitalar em 7 dias, 36 % de diminuição da probabilidade de receber alta para casa de repouso e instalações de reabilitação.

Veja Liberação da UTI em Números. liberac-a-o-da-uti-em-nu-meros.pdf

(Fonte: Caring for Critically Ill Patients with the ABCDEF Bundle: Results of the ICU Liberation Collaborative in Over 15,000 Adults. Crit Care Med. 2019).

 

O curso Liberação da UTI se tornará um curso regular no Brasil a partir de 2024, sendo oferecido a Hospitais e serviços de UTI de todos os Estados. As lideranças podem oferecer às suas Unidades esse treinamento e implementar o pacote ABDDEF. O propósito dessa parceria AMIB, SOMITI e SCCM é ajudar a Liberar os pacientes da UTI e a melhorar a qualidade de vida deles após a alta.

foto 11

foto 10

foto 9

 

foto 7foto 8

foto 6foto 5

foto2

 foto 1