AMIB divulga recomendações para o profissional de saúde com idade igual ou superior a 60 anos durante a pandemia

27/03/2020



Do site da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

 

"Recomendação da Comissão de Defesa Profissional da AMIB sobre os profissionais de saúde com idade maior ou igual a 60 anos durante a pandemia do Coronavírus

 

AMIB logotipoConforme as evidências até agora acumuladas sobre a COVID-19, verifica-se que a taxa de mortalidade dos infectados aumenta conforme a idade. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, a idade avançada e as condições subjacentes aumentam o risco de infecção grave e, consequentemente, de maior mortalidade.

A Comissão de Defesa Profissional da AMIB recomenda que os profissionais de saúde com idade maior ou igual a 60 anos sejam realocados para funções nas quais não estejam diretamente envolvidos com a assistência aos pacientes suspeitos ou portadores de SARS-2. Os profissionais deste grupo, que não apresentam nenhuma morbidade, podem seguir na linha de frente, se esta for a sua opção soberana, após terem sido orientados sobre os riscos.

A Comissão de Defesa Profissional sugere que os profissionais com idade abaixo de 60 anos mas imunosuprimidos, e/ou portadores de doenças crônicas, como diabetes melitus, hipertensão arterial, doença pulmonar crônica e obesidade mórbida sejam realocados para funções nas quais não estejam diretamente envolvidos com a assistência aos pacientes suspeitos ou portadores de SARS-2.

É importante calibrar bem estas questões afim de proteger os mais vulneráveis, sem, contudo, desmobilizar – demasiadamente - a força de trabalho mais experiente , ativo valioso no enfrentamento à pandemia. O concurso dos serviços de saúde ocupacional ou mesmo dos médicos assistentes destes profissionais será útil para a melhor decisão.

Os Responsáveis Técnicos e ou Coordenadores devem manejar as escalas de trabalho para atender a recomendação e, sempre que possível, a sugestão da Comissão de Defesa Profissional da AMIB”.