Informações da OMS sobre o Coronavírus 2019

28/02/2020

O Diretor Científico da Somiti – Dr. Leandro Braz de Carvalho – traduziu os dados disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu website sobre o coronavírus 2019. O texto reúne, em forma de perguntas e respostas, informações importantes sobre prevenção, contágio e controle da doença.


Coronavírus

 

Fonte: Organização Mundial de Saúde

 

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória no Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). Um novo coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que não foi previamente identificada em humanos.

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos. Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações padrão para evitar a disseminação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer um que mostre sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

 

Perguntas e respostas

 

O que é um coronavírus?

 

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou seres humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O mais recente coronavírus descoberto causa a doença conhecida como COVID-19.

 

O que é COVID-19?

 

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

 

Quais são os sintomas do COVID-19?

 

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, coriza, garganta inflamada ou diarreia. Esses sintomas são geralmente leves no início. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem a necessidade de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que contrai o COVID-19 fica extremamente doente e desenvolve dificuldade para respirar. Os idosos e aqueles com problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos comuns, são mais propensos a desenvolver doenças graves. Cerca de 2% das pessoas com a doença morreram. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

 

Como se espalha o COVID-19?

 

A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou exala. Essas gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas pegam o COVID-19 tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem pegar o COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou exala gotículas. É por isso que é importante manter-se a mais de um metro de distância de uma pessoa doente. A OMS está avaliando a pesquisa em andamento sobre a maneira como o COVID-19 é difundido e continuará a compartilhar descobertas atualizadas.

 

O vírus que causa o COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?

 

Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias, e não pelo ar. Consulte a resposta anterior em "Como o COVID-19 se espalha?"

 

O COVID-19 pode ser contraído de uma pessoa que não tem sintomas?

 

A principal maneira pela qual a doença se espalha é através das gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo. O risco de pegar COVID-19 de alguém sem sintomas é muito baixo. No entanto, muitas pessoas com COVID-19 experimentam apenas sintomas leves. Isto é particularmente verdade nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível pegar o COVID-19 de alguém que, por exemplo, tem apenas uma tosse leve e não se sente mal. A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre o período de transmissão do COVID-19 e continuará a compartilhar as descobertas atualizadas.

 

Posso pegar o COVID-19 através das fezes de alguém com a doença?

 

O risco de pegar COVID-19 nas fezes de uma pessoa infectada parece ser baixo. Embora as investigações iniciais sugiram que o vírus possa estar presente nas fezes em alguns casos, a disseminação por essa via não é uma característica principal do surto. A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre a maneira como o COVID-19 é espalhado e continuará a compartilhar novas descobertas. Como isso é um risco, no entanto, é outro motivo para limpar as mãos regularmente, depois de usar o banheiro e antes de comer.

 

O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação de doenças?

 

Medidas de proteção para todos

 

Fique atento às informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da OMS e por meio de sua autoridade de saúde pública nacional e local. O COVID-19 ainda está afetando principalmente as pessoas na China, com alguns surtos em outros países. A maioria das pessoas infectadas experimenta doenças leves e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Cuide da sua saúde e proteja outras pessoas, fazendo o seguinte:

 

  • Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um gel à base de álcool ou lave-as com água e sabão.
    Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.

  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
    Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza gotículas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
    Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.

  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
    Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
    Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

  • Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19. Siga as recomendações do seu médico, da sua autoridade nacional e local de saúde pública ou do seu empregador sobre como proteger a si e aos outros do COVID-19.
    Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área. Eles estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.

 

Medidas de proteção para pessoas que estão nas áreas ou visitaram recentemente (há 14 dias) áreas onde o COVID-19 está se espalhando.

 

  • Siga as orientações descritas acima. (Medidas de proteção para todos)

  • Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar.
    Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficiência e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.

  • Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes.
    Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.

 

Qual a probabilidade de eu pegar o COVID-19?

 

O risco depende de onde você mora ou para onde você viajou recentemente. O risco de infecção é maior nas áreas em que várias pessoas foram diagnosticadas com COVID-19. Mais de 95% de todos os casos de COVID-19 estão ocorrendo na China, com a maioria na província de Hubei. Para as pessoas na maioria das outras partes do mundo, atualmente o risco de contrair o COVID-19 é baixo; no entanto, é importante estar ciente dos esforços de situação e preparação em sua área.

 

A OMS está trabalhando com autoridades sanitárias da China e do mundo para monitorar e responder aos surtos de COVID-19.

 

Devo me preocupar com o COVID-19?

 

Se você não estiver em uma área em que o COVID-19 está se espalhando, ou se você não viajou de um desses pontos ou não teve um contato próximo com alguém que esteve nestas áreas e não está se sentindo bem, suas chances de contraí-lo são atualmente baixas. No entanto, é compreensível que você se sinta estressado e ansioso com a situação. É uma boa ideia obter os fatos para ajudá-lo a determinar com precisão seus riscos, para que você possa tomar precauções razoáveis. Seu médico, sua autoridade nacional de saúde pública e seu empregador são fontes potenciais de informações precisas sobre o COVID-19 e se ele está na sua área. É importante ser informado da situação no local em que você mora e tomar medidas apropriadas para se proteger. (Consulte Medidas de proteção para todos).

 

Se você estiver em uma área onde há um surto de COVID-19, você precisa considerar seriamente o risco de infecções. Siga o conselho emitido pelas autoridades nacionais e locais de saúde. Embora para a maioria das pessoas o COVID-19 cause apenas doenças leves, pode deixar algumas pessoas muito doentes. Mais raramente, a doença pode ser fatal. As pessoas idosas e aquelas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes) parecem ser mais vulneráveis. (Consulte Medidas de proteção para pessoas que estão ou visitaram recentemente (há 14 dias) as áreas onde o COVID-19 está se espalhando).

 

Quem está em risco de desenvolver doenças graves?

 

Embora ainda estejamos aprendendo sobre como o COVID-2019 afeta as pessoas, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes (como pressão alta, doenças cardíacas, diabéticos) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outras.

 

Os antibióticos são eficazes na prevenção ou tratamento do COVID-19?

 

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O COVID-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de COVID-19. Eles só devem ser usados se indicados por um médico para tratar uma infecção bacteriana.

 

Existe uma vacina, medicamento ou tratamento para o COVID-19?

 

Ainda não. Até o momento, não há vacina e nenhum medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-2019; no entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

Possíveis vacinas e tratamentos medicamentosos específicos estão sob investigação. Eles estão sendo testados através de ensaios clínicos. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar o COVID-19.

 

As maneiras mais eficazes de proteger você e outras pessoas contra o COVID-19 são limpar frequentemente as mãos, cobrir a tosse com a curva do cotovelo ou tecido e manter a distância de pelo menos 1 metro (3 pés) das pessoas que tossem ou espirram. Para obter mais informações, consulte as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus.

 

COVID-19 é o mesmo que SARS?

 

Não. O vírus que causa o COVID-19 e o que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) estão relacionados entre si geneticamente, mas são diferentes. A SARS é mais mortal, mas muito menos infecciosa que a COVID-19. Não há surtos de SARS em nenhum lugar no mundo desde 2003.

 

Devo usar uma máscara para me proteger?

 

Pessoas sem sintomas respiratórios, como tosse, não precisam usar máscara médica. A OMS recomenda o uso de máscaras para pessoas com sintomas de COVID-19 e para aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas, como tosse e febre. O uso de máscaras é crucial para os profissionais de saúde e as pessoas que cuidam de alguém (em casa ou em um estabelecimento de saúde).

 

A OMS recomenda o uso racional de máscaras médicas para evitar o desperdício desnecessário de recursos preciosos e o uso indevido de máscaras (consulte o Conselho sobre o uso de máscaras). Use uma máscara somente se você tiver sintomas respiratórios (tosse ou espirro), suspeitar de infecção por COVID-19 com sintomas leves ou se estiver cuidando de alguém com suspeita de infecção por COVID-19. A suspeita de infecção por COVID-19 está ligada a viagens em áreas onde os casos foram relatados, ou contato próximo com alguém que viajou nessas áreas e ficou doente.

 

As maneiras mais eficazes de proteger você e outras pessoas contra o COVID-19 são limpar frequentemente as mãos, cobrir a tosse com a curva do cotovelo ou tecido e manter a distância de pelo menos 1 metro (3 pés) das pessoas que tossem ou espirram. Para mais informações, consulte as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus.

 

Como colocar, usar, tirar e descartar uma máscara?

 

  1. Lembre-se de que uma máscara deve ser usada apenas por profissionais de saúde, cuidadores e indivíduos com sintomas respiratórios, como febre e tosse.

  2. Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um gel à base de álcool ou água e sabão.

  3. Pegue a máscara e verifique se há rasgos ou buracos.

  4. Verifique qual lado é o lado superior (onde está a tira de metal).

  5. Verifique se o lado correto da máscara está voltado para fora.

  6. Coloque a máscara no seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz.

  7. Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra sua boca e seu queixo.

  8. Após o uso, retire a máscara; remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.

  9. Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso.

  10. Execute a higiene das mãos depois de tocar ou descartar a máscara - esfregue as mãos com gel à base de álcool ou, se estiver visivelmente sujo, lave as mãos com água e sabão.

 

Quanto tempo dura o período de incubação do COVID-19?

 

O "período de incubação" significa o tempo entre a captura do vírus e o início dos sintomas da doença. A maioria das estimativas do período de incubação para COVID-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de cinco dias. Essas estimativas serão atualizadas à medida que mais dados estiverem disponíveis.

 

Os seres humanos podem ser infectados com o COVID-19 de uma fonte animal?

 

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em animais. Raramente, as pessoas são infectadas com esses vírus, que podem se espalhar para outras pessoas. Por exemplo, o SARS-CoV foi associado a gatos da cidade e o MERS-CoV é transmitido por camelos dromedários. Fontes animais possíveis de COVID-19 ainda não foram confirmadas.

 

Para se proteger, ao visitar mercados de animais vivos, evite contato direto com animais e superfícies em contato com animais. Garanta sempre boas práticas de segurança alimentar. Manuseie carne crua, leite ou órgãos de animais com cuidado para evitar a contaminação de alimentos não cozidos e o consumo de produtos de animais crus ou malcozidos.

 

Posso pegar o COVID-19 do meu animal de estimação?

 

Não. Não há evidências de que animais de companhia ou animais de estimação, como gatos e cães, foram infectados ou podem espalhar o vírus que causa o COVID-19.

 

Quanto tempo o vírus sobrevive nas superfícies?

 

Não se sabe por quanto tempo o vírus que causa o COVID-19 sobrevive na superfície, mas parece se comportar como outros coronavírus. Estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus COVID-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar em diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).

 

Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e se proteger a si próprio e aos outros. Limpe as mãos com um gel à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

 

É seguro receber um pacote de uma área em que o COVID-19 tenha sido relatado?

 

Sim. A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa e o risco de pegar o vírus que causa o COVID-19 em uma embalagem que foi movida, transportada e exposta a diferentes condições e temperaturas também é baixo.

 

Existe algo que eu não deva fazer?

 

As seguintes medidas NÃO são efetivas contra o COVID-2019 e podem ser prejudiciais:

  • Fumar
  • Tomar remédios tradicionais à base de plantas
  • Usar várias máscaras
  • Tomar automedicação, como antibióticos

 

De qualquer forma, se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure logo atendimento médico para reduzir o risco de desenvolver uma infecção mais grave e compartilhe seu histórico recente de viagens com o seu médico.

 

Fonte:

https://www.who.int/health-topics/coronavirus

 

Informações para profissionais de saúde:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance

 

Informações Ministério da Saúde- Brasil:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus