Simpósio de Enfermagem

23/07/2018

De 11 a 14 de julho, Belo Horizonte sediou o IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – neonatal, pediátrico e adulto. A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) atuou ativamente no evento, contribuindo desde a programação, até palestras, cursos e atividades práticas. O encontro foi realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti) em parceria com a Somiti, departamento de Enfermagem da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib) e a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG).

Mais de 600 inscritos lotaram a UFMG e acompanharam temas multidisciplinares, muitos apresentados pelos coordenadores de departamento da Somiti, como a dentista Alessandra Figueiredo de Souza e o enfermeiro Vitório Guedes Gomes. A instrutora da Somiti, a enfermeira Thaís Oliveira Gomes, que integrou a Comissão Geral do Simpósio ao lado de Clayton Melo e Lázaro França, também do departamento de Enfermagem da Somiti, ressaltou a participação da equipe da instituição e a atuação dos voluntários que promoveram o hands only, durante todo o evento.

Este ano o tema central do Simpósio foi ‘As interfaces do enfermeiro na construção da alta performance em Unidades de Terapia Intensiva’. Dentre a novidades o reconhecimento oficial da World Federation of Critical Care Nurses, espaços dedicados a debates nas áreas do cuidado intensivo adulto e, especialmente, temas específicos para as especialidades neonatal e pediátrica. Houve uma programação dedicada aos acadêmicos de enfermagem que desejavam conhecer melhor a especialidade, bem como para os residentes de enfermagem em terapia intensiva. Foram inscritos e apresentados 196 pôsteres.

O presidente da Somiti, Hugo Urbano, valorizou a iniciativa e parabenizou todos os envolvidos, convidando-os para acompanharem, no próximo ano, o XV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva.

 

 Mais fotos