Campanha Salve Vidas

17/10/2017

A Somiti é uma entidade sem fins lucrativos que garante aos profissionais de saúde e comunidade acesso gratuito às informações e treinamentos. As atividades acontecem em escolas, empresas e locais públicos e compreendem as manobras de ressuscitação cardiopulmonar feita apenas com as mãos (RCP), manuseio do desfibrilador externo automático (DEA) e ações mediante asfixia de crianças e bebês.

A gestora de qualidade da Somiti, Maria Aparecida Braga, afirma que o papel da Somiti é integrar os profissionais e ampliar suas chances de desenvolvimento, além de orientar a comunidade para que possam atuar com segurança e assertividade diante de uma situação de emergência. Braga explica que na Somiti a terapia intensiva e a emergência evoluem para uma assistência segura, alicerçada na excelência do trabalho em equipe, onde funções bem definidas e o respeito profissional, necessários para o seguro desenvolvimento das ações, são sempre privilegiados. "A Campanha Salve Vidas propõe ensinar os profissionais de saúde e a população em geral sobre os fundamentos do atendimento à parada cardiorrespiratória, incluindo o seu reconhecimento precoce e a importância da realização adequada da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), triplicando a chance de sobrevida. Todas essas ações são incentivadas e realizadas em parceria com a American Heart Association (AHA), a referência mundial na organização e atualização das evidências em RCP. A Somiti possui 15 departamentos, nas mais diversas áreas de ação, e seus profissionais promovem e participam de eventos."

O presidente da Somiti, Hugo urbano, ressalta o crescimento das atividades nos últimos anos. Segundo ele, a Sociedade realiza uma extensa agenda na capital e interior do estado e a participação de voluntários é primordial para o cumprimento das ações. "São instrutores, coordenadores de cursos, acadêmicos de medicina e enfermagem, residentes e integrantes da Ligami, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e nutricionistas que formam a força que movimenta as inúmeras atividades realizadas gratuitamente, toda semana. Mais uma vez, lembramos que a Somiti está de portas abertas aos profissionais da área da saúde que atuam na emergência e terapia intensiva. Somos inter e multiprofissionais. Acreditamos que com a integração do trabalho faremos mais e melhor e agradecemos a todos os envolvidos pela contribuição que salva vidas."

A entidade também mantém parcerias importantes que agregam valores científicos, promove a troca de experiências e amplia o acesso do público leigo. São elas: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), Associação de Apoio à Residência Médica (Aremg), American Heart Association (AHA), Society of Critical Care Medicine (SCCM), World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus) e Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI).

 

ATIVIDADES CAMPANHA SALVE VIDAS

 

1) RCP USANDO APENAS AS MÃOS

 A programação é conduzida conforme melhor aproveitamento didático do aluno. As práticas são realizadas através de casos clínicos e simulações em manequins e exposição de vídeo.Com duração de 30 mintos. A programação inclui:

 • Ensinar à população como lidar com vítimas de parada cardíaca e triplicar a chance de sobrevida.

• Fornecer orientações no caso de alguém encontrar um adolescente ou adulto caído no chão, preparando-o para:

- Ligar ou pedir alguém para telefonar para o número de emergência local – SAMU 192;

- Posicionar-se ao lado da vítima e apoiar as mãos espalmadas no centro do peito da vítima;

- Iniciar a compressão no centro do peito forte e rápido (100 a 120 por minuto) até que chegue ajuda.

 

  2) RCP PARA FAMILIARES E AMIGOS

 Este treinamento engloba, além da RCP usando apenas as mãos, o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA), RCP em crianças e bebês, asfixia em crianças e bebês. A programação é conduzida conforme melhor aproveitamento didático do aluno. As práticas são realizadas através de casos clínicos e simulações em manequins e exposição de vídeo, em 3 módulos, totalizando das horas de atividades:

 • Módulo 1: RCP somente com as mãos e DEA (adultos);

• Módulo 2: RCP pediátrico (compressões e administração de ventilações) e DEA (Pediátrico). Asfixia em crianças;

 • Módulo 3: RCP em bebês (compressões e administração de ventilações). Asfixia em bebês.

 

3) CURSO SALVA CORAÇÕES (HEART SAVER)

 Este treinamento é essencialmente prático. As técnicas necessárias são praticadas após apresentação em vídeo. O treinamento é feito com instrutores credenciados pela AHA em ambiente de simulação realística. Todo o conteúdo do curso é executado em quatro0 horas, sendo definido pela AHA com os seguintes objetivos:

 • Treinar habilidades de RCP em adultos e crianças (incluindo ventilação com dispositivos de barreira);

 • Treinar o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA);

 • Treinar a abordagem da via aérea obstruída,

 

 

Voluntariado

Há 4 anos a Somiti criou um regimento de voluntariado, para regulamentar a participação dos profissionais que apoiam esta campanha. Todos os instrutores credenciados pela AHA e profissionais de saúde ou graduandos nas diversas áreas de saúde que obtém os conhecimentos fundamentais adquiridos com a aprovação no curso BLS, podem participar do voluntariado. As atividades são distribuídas de acordo com a capacitação de cada um. Para cadastrar-se como “Voluntário Somiti” o interessado deve entrar em contato com a secretaria da Somiti através do email: somiti@somiti.org.br.

 

Mais informações: eventos@somiti.org.br


  Associação Médica de Minas Gerais

 Sesc MG

 

Praça JK