AMIB desenvolve calculadora de Equipamentos de Proteção Individual

16/04/2020



Do site da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

 

Pensando na segurança dos profissionais de saúde em meio à pandemia de COVID-19, a AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, desenvolveu uma calculadora de Equipamentos de Proteção Individual, as EPIs.

O objetivo é garantir que as instituições de saúde estejam preparadas, uma vez que o volume de pacientes na atual situação é bem maior que o de costume. Por meio da Calculadora de EPI, fica mais fácil o acesso à informação e quantidade de equipamentos necessários.
Acesse a ferramenta aqui.

AMIB EPI

Na UTI, a segurança da equipe é fundamental

 

A implementação de precauções padrão é a principal medida de prevenção da transmissão de doenças entre pacientes e profissionais de saúde e deve ser adotada em todas as etapas da jornada de atendimento: antes da chegada ao serviço de saúde, na chegada, na triagem, na espera e durante toda assistência prestada. Os profissionais de saúde fazem parte da população de alto risco de contágio se a implementação das precauções não for adequadamente realizada.

 

Saiba como se proteger

 

• Higiene das mãos com preparação alcoólica frequentemente

 

• Óculos de proteção ou protetor facial

 

Os óculos de proteção ou protetores faciais, que cubram a frente e laterais do rosto, devem ser utilizados quando houver risco de exposição do profissional a respingos de sangue, secreções corporais e excreções. Devem ser de uso exclusivo para cada profissional responsável pela assistência sendo necessária a higiene correta após cada uso.

 

• Máscara

 

A máscara deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19).

 

Como usar:

 

- Coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara.

- Evite tocar na máscara durante o uso. Remova o equipamento sem tocar a parte frontal, retirando sempre pela parte de trás.

- Após a remoção, ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos.

 AMIB Máscara

• Avental impermeável de mangas longas/Gorro

 

O avental deve ser impermeável e utilizado durante procedimentos onde há risco de respingos de sangue, fluidos corpóreos, secreções e excreções, para evitar a contaminação da pele e roupa do profissional. Deve ser de mangas longas, punho de malha ou elástico e abertura posterior. É preciso ser confeccionado com material de boa qualidade, não alergênico e resistente; proporcionar barreira antimicrobiana efetiva, permitir a execução de atividades com conforto e estar disponível em vários tamanhos. O avental sujo deve ser removido e descartado após a realização do procedimento e antes de sair do quarto do paciente ou da área de assistência.

 

• Luvas de procedimento

 

As luvas de procedimentos não cirúrgicos devem ser utilizadas quando houver risco de contato das mãos do profissional com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, mucosas, pele não íntegra e artigos ou equipamentos contaminados, para reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus para o profissional de saúde, assim como de paciente para paciente por meio das mãos do profissional.