Ministério da Saúde cria banco de imagens para auxiliar no diagnóstico do coronavírus

08/04/2020



Maida Health / Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) – em parceria com a empresa de tecnologia Maida.Health – criou um banco de imagens para auxiliar no diagnóstico da COVID-19. A plataforma conta com exames de raio-x e tomografia computadorizada de tórax de pacientes com suspeita ou com a doença. O objetivo é usar a Inteligência Artificial para auxiliar na identificação e atendimento dos casos, possibilitando a agilidade na adoção de condutas por parte dos profissionais.

Os usuários também poderão contribuir com o banco de imagens, registrando novos casos e ajudando a orientar outros profissionais da saúde. Para utilizar o serviço, o interessado deverá ingressar na plataforma e fazer o cadastro. Para acessar, clique aqui.

 

Tecnologia no combate ao coronavírus

 

Coronacases
Algumas iniciativas já usavam a tecnologia e Inteligência Artificial para combater a pandemia de COVID-19. Uma delas é a plataforma cujo objetivo é treinar os profissionais a reconhecer as formas de manifestação da doença. Criada pelos brasileiros das startups de saúde e tecnologia Raioss e Livon Saúde, a Coronacases.org contém tomografias do tórax de pacientes infectados com o coronavírus. O nome dos pacientes foi omitido e os dados presentes no site são para fins educacionais. Para acessar a plataforma, clique aqui.

COVID-19 Global Cases
Outra importante ferramenta é o aplicativo COVID-19 Global Cases. Criado pela Johns Hopkins University, ele mostra, em tempo real, o número de casos e mortes, através de um mapa da localização dessas ocorrências. Para acessar o aplicativo, clique aqui.