Diretor da Somiti concede entrevista à BBC sobre as UTIs brasileiras na pandemia de coronavírus

06/04/2020

Dr. Hugo Corrêa de Andrade Urbano

O Diretor 1º tesoureiro da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e diretor científico da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – Dr. Hugo Corrêa de Andrade Urbano – concedeu uma entrevista ao site da BBC News. A reportagem aborda a situação (quantitativa e qualitativa) das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) brasileiras no contexto da pandemia de COVID-19.

A reportagem também foi publicada em outros sites, portais e redes sociais como o G1, o UOL e o Twitter da Revista Época. Intitulado “A matemática das UTIs: 3 desafios para evitar que falte cuidado intensivo durante a pandemia no Brasil” o texto aborda questões como: O número de UTIs no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada; As disparidades regionais brasileiras; Gestão de leitos; O número limitado de profissionais da saúde; O achatamento da curva de infectados; e os problemas semelhantes que outros países do mundo enfrentam.

Para o Dr. Hugo Urbano, a solução dos problemas evidenciados pela pandemia passa, necessariamente, pelo achatamento da curva de infectados. “Se deixarmos o vírus livre, chegaremos ao colapso e vamos perder vidas que poderiam ser poupadas e que nos ajudariam a reconstruir o país mais tarde”, conclui.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem da ​BBC.