OMS alerta para a escassez de equipamentos de proteção para profissionais de saúde

04/03/2020


Na sede das Nações Unidas, funcionários recebem orientações sobre o uso de máscaras faciais. Foto: ONU/Loey FelipeA Organização Mundial de Saúde publicou um alerta sobre a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. A atual situação pode prejudicar o combate a epidemia de Covid-19.

Na estimativa da OMS, o mundo precisará de 89 milhões de máscaras cirúrgicas, por mês, para responder ao vírus. Além disso, também serão necessárias 76 milhões de luvas de exame e 1,6 milhão de óculos de proteção. No entanto, segundo o diretor-geral da OMS – Tedros Ghebreyesus – os preços das máscaras cirúrgicas aumentaram seis vezes e o valor dos respiradores N95 mais do que triplicaram.

A orientação é de que pessoas saudáveis não utilizem máscaras. Dessa forma, pretende-se evitar que o aumento da demanda, a acumulação e o uso indevido de EPIs piorem a escassez desses produtos no mercado.

Na França, o governo vai confiscar os estoques e a produção de máscaras de proteção para distribuir aos profissionais de saúde. No Brasil, a procura por álcool em gel fez uma indústria sucroalcooleira aumentar sua produção em 150%.