Voluntariado Somiti e Abramede MG: inscrições abertas!

16/01/2019

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência - Regional Minas Gerais (Abramede-MG) oferecem aos acadêmicos e profissionais de saúde a oportunidade de atuar como voluntários em diversas iniciativas das entidades, cumprindo a filosofia de salvar vidas através do ensino.

As inscrições para o voluntariado 2019 já estão abertas e ocorrem conforme Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 (dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências). Para participar é preciso que o interessado esteja graduando em cursos da área de saúde e que participe de treinamento específico fornecido pela Somiti e Abramede MG. Leia o Edital

Para a diretora da Abramede MG e gestora da Somiti, Maria Aparecida Braga, o voluntariado visa uma aproximação com profissionais em formação e a comunidade, para que eles possam multiplicar informações sobre como agir diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória ou outra situação de emergência.

O presidente da Somiti, Hugo Urbano, ressalta que o trabalho de voluntariado vai ao encontro de diversas ações desenvolvidas pelas Somiti e Abramede MG como ‘Projeto Salve Vidas’, simulados de trânsito, incêndio e desabamentos, atuação na comissão organizadoras de eventos, dentre outras atividades. Urbano valoriza, ainda, a parceria com a Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg). Para o presidente da Sammg, Henrique Baldanza, “uma oportunidade de aprendizado para os estudantes de todos os períodos”.  

Quem é voluntário valoriza a iniciativa

“Ser voluntária na Somiti foi uma experiência única, encantadora e maravilhosa. Ao participar, abri minha rede de contatos, conheci pessoas sensacionais com quem pude aprender e compartilhar experiência. Tive reconhecimento no mercado de trabalho, o gatilho para conseguir o meu primeiro emprego como enfermeira. Sempre me dispus a participar de todos os eventos para que eu pudesse agregar conhecimentos e a partir daí compartilhar. Sem contar a oportunidade de fazer o BLS de forma gratuita, o que foi de extrema importância para agregar ainda mais conhecimento. Muito me esforcei e consegui ser aprovada em 100% ‘fechando a prova’, nem acreditei. Três atividades marcaram muito minha participação como voluntária: o ‘Simulado de Incêndio’, onde pude aprender com as equipes do Samu, Cobom os Acadêmicos de Medicina sobre salvamento; a capacitação das crianças nas escolas de Nova Lima, onde coloquei em prática todo conhecimento adquirido; o ‘Seminário Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva’. Neste último tive oportunidade de conhecer pessoalmente grandes nomes da enfermagem brasileira e internacional aos quais mantenho contato até os dias de hoje. Sobre ser voluntária da Somiti só tenho a dizer: muito obrigada pela oportunidade! Já me candidatei novamente, ainda quero muito contribuir para a sociedade.”

Poliana Batista, enfermeira

“Ser voluntária da Somiti é uma oportunidade única, pois os participantes têm a possibilidade de aprender com os instrutores a salvar vidas nos casos de emergência, com o objetivo de reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares. A Somiti propicia o crescimento pessoal dos voluntários, estimulando o estudo do tema, como também o treinamento dos voluntários para que tenhamos segurança na abordagem da vítima. Participar agregou conhecimento adequado sobre a RCP de alta qualidade, o trabalho em equipe e a busca incansável pelo conhecimento, para que possa atender com qualidade e segurança todas as vitimas acometidas por eventos cardiovasculares. É uma honra participar de uma Sociedade com profissionais tão capacitados que nos estimulam a treinar sempre, para aumentar as taxas de sobrevivência dos pacientes em PCR.”

Vanessa Calazans Viana, enfermeira intensivista

 

Para se inscrever: acesse!

 

Alguns projetos com a participação de voluntários

1) Projeto Salve Vidas: ensina sobre os fundamentos do atendimento à parada cardiorrespiratória, incluindo o reconhecimento precoce e a importância da RCP, triplicando a chance de sobrevida da vítima;

2) Simulados: orienta sobre a prevenção de acidentes como de trânsito e incêndios e ensina população e profissionais sobre como agir diante de uma situação de emergência.

3) UTI na Praça: instrui a comunidade sobre as principais situações de emergência, como a realização da RCP utilizando apenas as mãos

4) Comissões organizadoras de eventos: possibilita a participação e acesso completo às atividades científicas das Sociedades, agregando conhecimentos, experiências, além da certificação em cada atividade.

5) Doe Vida: reforça a importância do abastecimento do banco de sangue para servir à emergência e salvar vidas.

Saiba mais

 

Em 2018, os voluntários foram recebidos pela diretora da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, que orientou o hands only