Dia Mundial da Sepse

13/09/2016

O auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) ficou lotado na última terça-feira, dia 13 de setembro, para o evento 'Somiti/Abramede MG para a segurança assistencial'. O encontro integrou as ações das entidades para o 'Dia Mundial da Sepse'.

A data foi criada para alertar sobre o cenário da síndrome que mata uma pessoa a cada segundo no mundo, cerca de 15 a 17 milhões de casos registrados por ano, segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas). A iniciativa, gratuita, foi coordenada pelo intensivista Saulo Saturnino e contou com a presença de estudantes, residentes, preceptores, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde preocupados com o crescimento da doença e com dúvidas sobre entendimento e aplicação das novas diretrizes. Além da apresentação de Saturnino sobre os novos conceitos de sepse, houve palestra do geriatra Reginaldo Aparecido Valácio sobre protocolos colaborativos, seguida de fórum de discussão que abordou a atuação profissional frente aos estudos e a educação para a comunidade. Também participaram do debate: Achilles Barbosa, Allana dos Reis Corrêa,  Anselmo Moura, Joseph Fabiano Santos, Leonardo Paixão e Rogério de Castro Pereira, representando hospitais das redes pública e particular.

 

Dentre os aspectos mais alarmantes citados no Fórum está o desconhecimento da população e dos profissionais que atuam nas portas de entrada das unidades de saúde. "A sepse não é um problema apenas de pacientes já internados em hospitais e, na maioria dos casos, é de pessoas atendidas nos serviços de urgência e emergência. O tratamento adequado nas primeiras seis horas tem clara implicação no prognóstico e na sobrevida dos indivíduos", afirmou a idealizadora do evento, gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede/MG, Maria Aparecida Braga.

 

Para que a informação possa ser multiplicada, a Somiti divulga o vídeo e a cartilha produzidos pelo Ilas para o público leigo. Vamos vencer esta doença!

 

Assista o vídeo