Quem Somos

A Somiti


A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) é uma associação civil com caráter científico cultural. Para tanto, a Somiti promove atividades de educação continuada, congressos, simpósios e cursos de atualização, além de publicar e editar livros, periódicos e apostilas.

A associação também tem o objetivo de congregar os profissionais da saúde interessados pela terapia intensiva. A Somiti também representa, em âmbito estadual, aqueles que militam no campo do atendimento ao paciente grave e de alto risco, promovendo a valorização profissional em conjunto com o Poder Público e com outras entidades e associações.

Estabelecer diretrizes para utilização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos; desenvolver e estimular pesquisas médico-científicas; e realizar levantamentos epidemiológicos também são finalidades da Somiti.

 

História


Até o final do século XIX, pacientes graves morriam rapidamente em razão da falta de equipamentos e profissionais especializados. Na década de 1970, a Terapia Intensiva ainda não era reconhecida como especialidade médica no Brasil. No entanto, profissionais que trabalhavam nas UTIs já se movimentavam com o objetivo de difundir a atividade e fazer com que ela ganhasse mais credibilidade.

Em 1980, com a criação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), surgiu também a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Desde então, a Somiti vem marcando presença em Congressos e Simpósios, além de promover a realização de palestras, cursos e jornadas científicas. Atualmente, a Somiti se projeta no cenário estadual como Associação defensora da valorização da especialidade e integração entre os profissionais intensivistas.

A fundação da Somiti aconteceu em 24 de novembro de 1980, no Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Participaram da reunião os profissionais Ildeu Batista de Oliveira, José Augusto Peixoto Guimarães, José Luiz de Amorim Ratton, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Newton Pereira de Mendonça Procópio, Sérgio Luiz de Lima, Raimundo Antônio de Melo e Valmy Lessa Couto Filho. O professor Mário López foi escolhido como presidente honorário.

 

I - Negócio

Defesa profissional – capacitação para o atendimento seguro na Terapia Intensiva na e Emergência.

 

II - Missão

  • Assegurar o cumprimento das normas estabelecidas na Terapia Intensiva.
  • Fortalecer o reconhecimento do trabalho em equipe.
  • Promover a capacitação para o atendimento seguro na Terapia Intensiva e Emergência.

 

III - Valores

Pioneirismo, ética, preservação da história e da cultura, credibilidade, tecnologia, humanismo, equidade, transparência, integração, sustentabilidade, qualidade e segurança.

 

IV - Competências

  • Valorizar o trabalho em equipe na prática assistencial.
  • Obter a excelência na capacitação e na qualificação profissionais durante a graduação e a pós-graduação.
  • Desenvolver o senso crítico da prática assistencial com base em evidências científicas.
  • Educar, destacando os princípios éticos e bioéticos.
  • Cultivar o compromisso com a responsabilidade social.
  • Defender a assistência universal e igualitária.

 

V – Visão

  • Ser referência em gestão, defesa profissional e transparência entre as regionais da AMIB e departamentos da AMMG.
  • Ser referência em educação continuada nas áreas de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência adulto, pediátrica e neonatal.