Notícias
9º Simpósio Somiti da Ligami
5 de fevereiro de 2019

Dias 4 e 5 de fevereiro, aconteceram o 9º Simpósio Somiti da Ligami e o 4º Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Emergência e Medicina Intensiva. Durante dois dias, o evento que acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) reuniu mais de 100 acadêmicos que participam da seleção para integrarem a Ligami.

 A vice-presidente da Abramede MG e gestora da Somiti, Maria Aparecida Braga, afirma que a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva tem por objetivo aprofundar o estudo desta especialidade no âmbito da graduação, enquadrando-se como atividade de extensão, que juntamente com pesquisa e ensino constituem o tripé universitário. “Representa oportunidade para o estudante de graduação conhecer aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso, e para obter pontuação adicional em seu currículo.”

Evento esclarece sobre sepse

O tema de debate foi a Sepse e o motivo da escolha corresponde às alterações propostas em condutas e conceitos diagnósticos nos últimos anos, bem como a prevalência e a alta letalidade da síndrome. Desde a publicação da última diretriz, em 2013, condutas e conceitos incorporados e amplamente adotados têm sido alvo de reavaliação e reconsiderações, o que torna relevante constantes esclarecimentos. O conteúdo foi apresentado pelos especialistas Antônio Tolentino Sá e Guilherme Lima.

Braga acrescenta que o Simpósio da Ligami representa não só para estudantes de graduação, mas também para profissionais atuantes na medicina intensiva, uma oportunidade de discussão e atualização destes tópicos tão relevantes e atuais sobre o cuidado de pacientes sépticos.

A participação na Ligami insere o estudante no contexto real da profissão e ele conhece aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso.

Dentre as atividades estão as aulas gratuitas semanais do Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi). Saiba mais.

 

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Quiz Somiti
11 de setembro de 2026
Quiz SOMITI – Cobertura Empírica na PAV

Autoria: Dr. Elton Henrique Alves, Médico Intensivista e Cardiologista Pergunta Na PAV (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica), qual é a melhor escolha para tratamento empírico considerando a literatura atual? Opções de Resposta A) Cefepime B) Piperacilina-Tazobactam Resposta Correta A) Cefepime Comentário sobre a resposta correta (A – Cefepime) O cefepime desponta como a escolha preferencial na […]

Notícias
21 de janeiro de 2015
Livro destaca a importância do papel do cirurgão-dentista no ambiente hospitalar
Notícias
26 de março de 2020
Prefeitura de Betim contrata profissionais de saúde de forma emergencial
Notícias
15 de março de 2017
Somiti apoia Comissão de Honorários