Notícias
Ministério da Saúde confirma caso fatal de febre hemorrágica em São Paulo
22 de janeiro de 2020


O Ministério da Saúde – através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) – confirmou, no dia 17 de janeiro, um caso de febre hemorrágica brasileira. O caso relatado tem 90% de similaridade com o arenavírus, da espécie Sabiá. A vítima fatal era um adulto que morava em Sorocaba, São Paulo.

A febre hemorrágica brasileira é considerada de alta letalidade. O tratamento é realizado de acordo com quadro clínico e sintomas do paciente. O período de incubação da doença é de 7 a 21 dias. Os sintomas se iniciam com febre, mal-estar, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, tonturas, sensibilidade à luz, constipação e sangramento de mucosas, como boca e nariz. Eles também envolvem dores de garganta, estômago, cabeça e atrás dos olhos. A evolução da doença pode trazer comprometimento neurológico, causando sonolência, confusão mental, alteração de comportamento e convulsão.

arenavírus febre hemorrágica brasileiraFonte: Ministério da Saúde

Apesar da letalidade, a doença é rara. O último relato de caso de febre hemorrágica brasileira foi há mais de 20 anos. Como a transmissão é restrita, por enquanto não há risco para trânsito de pessoas, bens ou mercadorias.

Embora a origem da contaminação do paciente não esteja confirmada, sabe-se que pessoas contraem a doença possivelmente por meio da inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos arenavírus de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contato muito próximo e prolongado, ou em ambientes hospitalares. Por isso, é importante utilizar equipamentos de proteção para se proteger do contato com sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções ou excreções.

Veja o Boletim Epidemiológico clicando aqui.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Quiz Somiti
23 de abril de 2020
Quiz #104: oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19. Para explicar sobre o assunto, convidamos Juliana Doro. Ela é fisioterapeuta assistencial da equipe de fisioterapia do Hospital Vila da Serra; responsável pelo Departamento de Fisioterapia da Somiti; e instrutora da Somiti. O quiz é oportunidade de testar […]

Notícias
4 de abril de 2023
Hospitais de Minas Gerais recebem o selo de “UTI EFICIENTE”
Notícias
20 de maio de 2021
Preparando sua UTI para Resposta a Desastres
Notícias
20 de março de 2020
Governo de Minas Gerais atualiza medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus