Notícias
 12 de Maio – Dia Internacional do Enfermeiro
11 de maio de 2018

Em 12 de maio é celebrado o ‘Dia Internacional do Enfermeiro’, data que presta homenagem aos profissionais que se especializaram na arte de trabalhar para salvar vidas. Eles protegem, previnem, reabilitam e restabelecem a saúde, percebem as necessidades do outro, cuidam, escutam acalentam e acompanham seus pacientes.

Na Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) eles são muitos, motivo de orgulho para a entidade que busca o aprimoramento constante dos profissionais, visando uma melhor assistência. A enfermeira Talline Hang Costa sabe bem como é atuar no dia a dia e também como docente. Ela afirma que “a enfermagem está voltada para o cuidado baseado em evidências e para as necessidades biopsicossociais dos pacientes atendidos na totalidade. Um diferencial é a condição de colocar-se no lugar como alguém que precisa voltar para casa bem e seguir sua vida, com qualidade e esperança. A vida é a razão e meu trabalho carrega essa marca”.

A Somiti reforça, por meio do seu presidente, Hugo Urbano, que a importância do profissional de enfermagem para o setor de saúde deve ser reconhecida e que suas contribuições junto à entidade são inúmeras, permitindo o desenvolvimento de ações que proporcionam o bem de toda a equipe multiprofissional e comunidade. 

A enfermeira Alessandra Júlia Santos Silva, que há 12 anos vivencia a rotina de um hospital, conta que exercer a enfermagem, seja na assistência direta ou indireta ao paciente, e até mesmo na carreira acadêmica, é um verdadeiro e gratificante desafio. Atualmente ela ministra treinamentos na Somiti e trabalha no atendimento pré-hospitalar, nas obras de reparo de municípios em localidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração. “Encontramos dificuldades, obstáculos que são acentuados pelo fato de que o produto de nosso trabalho ‘vive’, isto mesmo, temos uma vida em nossas mãos que depende inteiramente da nossa responsabilidade, ética e respeito, que são os pilares para promoção da saúde, bem como para o seu restabelecimento”, ressalta Silva. Ela explica que as dificuldades estão ligadas à baixa valorização salarial, outras vezes à falta de recursos materiais in loco, bem como desvalorização da equipe técnica operacional que, segundo ela, acaba refletindo negativamente na qualidade da assistência ao paciente. “Meu sonho é que todos os profissionais sejam valorizados em todos os sentidos”. Para ela, ser enfermeira é ter sabedoria para lidar com todas as situações adversas que envolvem o cuidado ao ser humano, sejam elas de origem material, social ou emocional. “É ter a certeza de que todo e qualquer esforço terá um significado para o paciente e para a família, que dependem inteiramente do nosso cuidado e de toda a equipe multiprofissional”.

 

 No mundo

Este ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em evento realizado dia 10 de maio, em Washington, propagou que a universalização do acesso à Saúde exige uma atuação ativa e ampliada dos enfermeiros na atenção básica. Na oportunidade, lançou a publicação ‘Ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde’. Saiba mais.

 

Enfermeiros são capacitados em Programa Salve Vidas
Enfermeiros levam conhecimento à comunidade por meio de parcerias
Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
25 de novembro de 2020
Somiti faz aniversário

Em 24 de novembro de 1980 reuniram-se, no Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho, os médicos Ildeu Batista de Oliveira, José Augusto Peixoto Guimarães, José Luiz de Amorim Ratton, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Newton Pereira de Mendonça Procópio, Sérgio Luiz de Lima, Raimundo Antônio de Melo e Valmy Lessa Couto Filho para fundarem a […]

Quiz Somiti
1 de abril de 2021
Quiz #125: ACLS
Quiz Somiti
22 de setembro de 2021
QUIZ #136: PCR em gestantes.
Notícias
30 de abril de 2018
Juiz de Fora sedia evento