Notícias
ANVISA abre Consulta Pública sobre requisitos mínimos para funcionamento de UTIs
10 de janeiro de 2020



Do site da AMIB

São Paulo, 08 de janeiro de 2020

 

Carta aberta à comunidade médica e à população brasileira.

 

Treinamento em UTIAo tomarmos conhecimento da abertura da consulta pública 753/2019 pela Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, que trata de alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 7/2010 a qual dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o território nacional, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) vem a público manifestar sua preocupação junto à comunidade médica e sociedade brasileira.

De acordo com o teor do documento 753/2019, a ANVISA deixará de legislar sobre os requisitos mínimos em termos de recursos humanos nas UTIs brasileiras. Que outra instituição terá o poder de legislar e em especial de fiscalizar a adequação dessas unidades senão a ANVISA? Quem serão os responsáveis por estas ações?

As instituições médicas podem fazer as recomendações devidas, mas sem poder de lei, a não implementação dessas recomendações podem colocar em risco a vida dos pacientes nestas unidades.

É nas unidades de terapia intensiva (UTI) onde a assistência de saúde tem o seu maior grau de complexidade, visto que atende a pacientes em seu momento de maior fragilidade, gravidade e risco de morte. Qualquer paciente (de qualquer especialidade médica) pode necessitar de assistência em uma UTI. Ao apresentar disfunções orgânicas múltiplas e concomitantes estes pacientes precisam de suporte de vida avançado e intensivo, prestado por uma equipe multiprofissional treinada, especializada e em quantidade suficiente. É, portanto, inquestionável que a assistência de saúde com qualidade e segurança nessas unidades representa, na maioria das vezes, a única chance de sobrevivência para estes pacientes graves.

Assim, o delineamento dos requisitos mínimos de funcionamento dessas unidades deve incluir de forma cuidadosa o dimensionamento quantitativo e qualitativo; desde a área física necessária, equipamentos e infraestrutura hospitalar de suporte (como laboratório, radiologia, etc.); mas principalmente o dimensionamento e qualificação da equipe multiprofissional que a compõe estando neste último item, o grande diferencial na assistência segura e de qualidade nessas unidades.

Ao passo em que se faz importante viabilizar a abertura de UTIs de forma a possibilitar o acesso a elas a todos os brasileiros, de nada adianta abrir unidades sem condições técnicas mínimas de cumprir o seu papel com garantia de qualidade e segurança, inclusive podendo aumentar muito o risco de atendimento inadequado. Unidades que não incluam esses requisitos mínimos, podem ao contrário do que devem se propor, não apresentar os resultados em melhoria de morbidade e mortalidade bem como aumentar os custos na assistência de saúde.

A AMIB deseja que todos os brasileiros possam ter acesso ao leito de UTI se dele precisar. E que este leito seja em uma unidade capaz de oferecer uma terapia intensiva eficiente e segura. Que seja em uma UTI de verdade!

Atenciosamente,

AMIB 2020-2021

 

Veja a notícia sobre a abertura da Consulta Pública no site da ANVISA.

Texto original da RDC 07/2010.

Texto proposto da Consulta Pública.

Formulário para contribuição na Consulta Pública no 753/2019 da ANVISA.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
7 de outubro de 2020
Hospital Eduardo de Menezes é premiado

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), referência para o tratamento da COVID-19 no estado, recebeu o prêmio “Destaque em Administração 2020”, na categoria “Entidades, Empresas ou Organizações da Área da Saúde”, concedido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).   Para ler sobre a premiação, CLIQUE AQUI.

Notícias
11 de março de 2020
Revista Newsweek divulga lista dos melhores hospitais do mundo
Notícias
24 de agosto de 2023
Lançamento do livro “Liberação da UTI Segunda Edição”
Notícias
9 de março de 2020
AMIB divulga documento com recomendações de segurança para o combate ao COVID-19