Geral
Quiz #67: Cateterismo urinário
31 de janeiro de 2019

Pronto para testar os seus conhecimentos? Hoje vamos falar de Cateterismo urinário.

Pra falar de Hemorragia intraparenquimatosa, convidamos Gabriela Grant Magalhães Peixoto.

Graduada pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (2007); pós graduada em terapia intensiva, trauma, urgência e emergência (2011); instrutora da Somiti

Quiz #67: Cateterismo urinário
Quiz #67: Cateterismo urinário

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Questão

O cateterismo urinário é uma pratica realizada pela enfermagem e é utilizado em pacientes com dificuldades ou impossibilidade de urinar. De acordo com o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, são definidos critérios que devem ser seguidos pela equipe a fim de minimizar a incidência de ITU.

As práticas recomendadas são, exceto:

a) Manutenção adequada do cateter urinário

b) Higienização adequada das mãos antes e após a inserção do cateter urinário.

c) Técnica limpa na passagem do cateter urinário e sistema fechado

d) Revisão diária da indicação do cateter urinário.

Comentário

Para essa medida deverá ser respeitado o preparo do procedimento,  através da técnica estéril, com higienização periuretral com produtos específicos (degermante e tópico, ou com gluconato de clorexidina aquosa a 2%).

É necessário a utilização de todos os materiais estéreis e o cateter deverá ser selecionado de acordo com a indicação do procedimento.

Resposta certa

Letra c: Técnica limpa na passagem do cateter urinário e sistema fechado

Referência:

MAZZO.A.,BARVIDIA.C.B.,JORGE.B.M. SOUZA.J.V.D.et.al. Cateterismo Urinário de demora: prática clínica. Revista Eletrônica Trimestral de Enfermagem; abril de 2015, nº 38

Protocolo Clínico:  Prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical de demora (ITU-CVD). Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Março de 2014.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
16 de setembro de 2019
Somiti: Eleições 2019

Após convocação pela Comissão Eleitoral, designada pela Diretoria Executiva da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, para eleição do Biênio 2020/2021, foi inscrita uma única chapa. O prazo de inscrição foi finalizado no dia dois de setembro. A chapa inscrita é denominada ‘Experiência e Responsabilidade Social’. Seus integrantes são: Presidente: Jorge Luiz da Rocha Paranhos Vice-Presidente: […]

Notícias
5 de junho de 2017
Goiás tem UTI humanizada no SUS
Notícias
22 de maio de 2015
Baixe gratuitamente o Manual de SEPSE – um problema de saúde pública
Notícias
24 de novembro de 2020
Reunião virtual do Departamento de Psicologia da Somiti