Quiz Somiti
Quiz #129: Dia a dia na UTI
8 de junho de 2021
Que tal testar seus conhecimento com o Quiz Somiti? O tema de hoje é a sobre o dia a dia na UTI.

Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dr. Juliana Doro, instrutora do curso PVMA e responsável pelo departamento de fisioterapia da Somiti.
Quiz – Somiti
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?

Questão

1 – Considerando um ambiente de UTI, a partir da análise da gasometria arterial:

A) Observamos a necessidade de realizar higiene brônquica.
B) Podemos avaliar a posição do tubo  endotraqueal para evitar complicações da intubação seletiva ou extubação acidental.
C) Podemos verificar alterações do equilíbrio acidobásico e da oxigenação.
D) Observamos a necessidade de realizar terapia reexpansiva.

Resposta:

Letra C: Podemos verificar alterações do equilíbrio acidobásico e da oxigenação.

Comentário – BLS

A partir da análise da gasometria arterial conseguimos avaliar se existe alterações do equilíbrio acidobásico e da oxigenação. De acordo com o distúrbio encontrado, realizamos as intervenções especificas necessárias para correção, como ajustes de parâmetros na VM, otimização de sedação ou correção do distúrbio de base.

Por meio da gasometria, a análise de duas funções pulmonares podem ser realizadas. Ao avaliar a PaO2 pode-se averiguar como está a troca gasosa e se há déficit na oxigenação.

Ao conferir a PaCo2, procura-se entender como estão os processos que envolvem a ventilação, ou seja a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.

Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Saiba mais sobre os cursos da Somiti em nosso site.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
2 de outubro de 2015
Artigo destaca choque séptico como emergência clínica

Artigo destaca choque séptico como emergência clínica O Jama publicou interessante artigo, destacando a importância do choque séptico como uma emergência clínica que acomete mais de dois milhões de pacientes nos EUA a cada ano. “Septic ShockAdvances in Diagnosis and Treatment Christopher W. Seymour, MD, MSc1,2; Matthew R. Rosengart, MD, MPH2,3 O choque séptico é […]

Notícias
14 de novembro de 2016
Departamento de Fisioterapia em Muriaé
Quiz Somiti
16 de março de 2022
QUIZ #144: pneumonia aspirativa
Estudos
23 de agosto de 2018
Quiz #51: Intubação na parada cardiorrespiratória