Notícias
Núcleo de Reanimação Cardiopulmonar da Uniube tem apoio da Somiti
25 de março de 2019

O Núcleo de Reanimação Cardiopulmonar da Faculdade de Medicina de Uberaba (Uniube) firmou parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) para capacitar a população para o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Mais de 450 pessoas já foram treinadas e os eventos ocorrem periodicamente, com os funcionários e acadêmicos da universidade, e colaboradores do Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU).

O representante da Somiti em Uberaba, o intensivista Hudson Henrique Gomes Pires, explica que o Núcleo é um projeto de extensão, composto por 30 participantes. “São todos alunos de medicina da Uniube. Ele foi idealizado pela diretora do curso, a médica Daiene Elisabete Moreira Pereira, que também atua como coordenadora Docente do Núcleo.

Por meio da parceria com a Somiti, os integrantes do Núcleo recebem treinamento em ressuscitação cardiopulmonar e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), que foi oferecido por Pires. É ele quem ministra aulas teóricas e práticas para capacitação dos acadêmicos. “A Somiti patrocinou, de forma exclusiva, as camisetas para o projeto e auxilia com o material didático (manequins de simulação e DEA) em todos os eventos de expansão do conhecimento à comunidade realizados pelo Núcleo”, conta o médico.

 

Conteúdo ministrado

Durante os eventos, os integrantes do Núcleo realizam abordagens teóricas e prática com os participantes e simulam um caso de parada cardiorrespiratória para que a experiência seja a mais verossímil possível.

A temática central do evento é a parada cardiorrespiratória (PCR) e como proceder ao detectá-la corretamente, seguindo as Diretrizes da American Heart Association (AHA). “Os indivíduos capacitados, em sua maioria, não são membros da comunidade médica. Assim, é necessário adequar os termos técnicos e repassar esse conhecimento, tando da parte teórica quanto prática, de uma maneira pedagógica e satisfatória.” O conteúdo está relacionado com o que é preconizado pela AHA quanto ao ‘Suporte Básico de Vida’ (SBV).

 

 Avaliação

Ao final do evento ocorre uma avaliação. A tarefa é da coordenadora docente, e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube (Propepe). É a Propepe também a responsável pelo suporte ao projeto de extensão que deu origem ao Núcleo, além da certificação dos participantes.

 

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
15 de dezembro de 2016
Parceria com MG Transplantes

 A diretoria da Somiti se reuniu na última terça-feira (13) com representantes do MG Transplantes. Com a parceria, integrantes das ligas acadêmicas das duas instituições receberão treinamentos da Somiti e poderão participar das diversas atividades propostas. De acordo com a gestora de qualidade da Somiti, Maria Aparecida Braga, a parceria vai ao encontro das […]

Estudos
19 de abril de 2018
Quiz #36- Cirurgia bucal em pacientes sob terapia antitrombótica
Notícias
18 de julho de 2019
1º Simpósio de Terapia Intensiva do HC
Notícias
25 de março de 2020
Funed contrata profissionais em regime de urgência