Notícias
Ministério da Saúde lança a ação “O Brasil conta comigo” para estudantes da área de saúde
3 de abril de 2020



Brasil Conta ComigoO Ministério da Saúde (MS) lançou uma ação que estabelece providências emergenciais para o enfrentamento do novo Coronavírus. A ação “O Brasil conta comigo” é voltada para os alunos da área da saúde. Os estudantes vão reforçar, de forma prioritária, a atuação na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Podem participar estudantes matriculados em instituições de ensino superior, que integrem o sistema federal. As instituições podem ser públicas e/ou privadas. Os alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas.

Os estudantes de Medicina devem estar cursando o 5° e 6° ano. Já os matriculados nos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia devem estar no último ano. Enquanto durar a medida, os participantes terão direito a uma bolsa. A bolsa será paga de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40 horas no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20 horas no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50). Esses estudantes ainda podem receber 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, além de certificado de participação.

Estudantes do 1° ao 4° ano dos cursos de Medicina e alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem – que não estejam cursando o último ano – também poderão participar. Nesses casos, eles terão desconto na mensalidade da universidade privada em que estiverem matriculados.

Veja o Edital da ação “O Brasil conta comigo” clicando aqui.

 

 

Compromisso

 

Os alunos inscritos farão parte de um cadastro vinculativo. O cadastro tem caráter de compromisso para um futuro recrutamento. A vinculação considera o atual contexto de emergência em saúde pública de importância internacional e nacional.

 

Como o aluno pode participar

 

Faça o cadastro e preencha a “Ficha do Aluno” no site do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES UnA-SUS). Clique aqui para acessar o DEGES UnA-SUS.

Depois de realizar o cadastro, aguarde uma correspondência eletrônica. Ao ser chamado – por meio da correspondência eletrônica – apresente-se, em até 48 horas, no estabelecimento de saúde indicado.

Para mais informações, envie um e-mail para sgtes@unasus.gov.br ou ligue para o Disque Saúde, através do número 136.

 

Gestores de saúde

 

Estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados – desde que sem fins lucrativos e que prestem serviços ao SUS – também devem aderir ao “O Brasil conta comigo”. Nesses casos, é necessário preencher a “Ficha do Gestor”. Para aderir a ação, acesse o site do DEGES UnA-SUS clicando aqui.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
5 de fevereiro de 2019
Fonoaudiologia faz primeira reunião de 2019

Dia 4 de fevereiro, o grupo que compõe o departamento de Fonoaudiologia da Somiti se reuniu, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), iniciando oficialmente as atividades em 2019. A coordenadora, Maria Carolina de Lima Faria, avalia que 2018 foi um ano de muitas realizações na área da fonoaudiologia, com pareceres e participações […]

Notícias
11 de junho de 2019
Epilepsia
Notícias
27 de maio de 2015
Mineiro de Medicina Intensiva reuniu profissionais no Minascentro
Notícias
26 de maio de 2020
ABRAMEDE publica recomendações para o uso do Ultrassom Point of Care (POCUS) no atendimento inicial da COVID-19