Notícias
Fonoaudiologia na medicina intensiva
19 de setembro de 2019

Na última terça-feira (17), os alunos da Somiti conferiram uma palestra ministrada pela fonoaudióloga Luiza do Carmo, sobre a importância do acompanhamento fonoaudiológico na terapia intensiva. O tema integra o Curso para Residentes e Especializandos em Terapia Intensiva, que acontece às terças-feiras, na Associação Médica de Minas Gerais.

Carmo é fonoaudióloga do Centro de Terapia Intensiva do hospital metropolitano Doutor Célio de Castro. Els faz parte do departamento de fonoaudiologia da Somiti, além de ministrar o curso de Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da entidade.

Ela informou que dentro da terapia intensiva é extremamente importante a interação e a relação do fonoaudiólogo com a equipe médica, para o melhor acompanhamento do paciente e uma alta mais segura. Para ela, os especializandos e residentes devem saber exatamente como o fonoaudiólogo trabalha e qual o melhor momento para a sua intervenção, podendo ajudar a equipe.

“Nosso objetivo é demonstrar qual é a importância da atuação fonoaudiológica no CTI. Identificamos quais os critérios que predizem a avaliação fonoaudiológica; qual o momento adequado para o especialista avaliar quais os pacientes que estão internados com riscos de desenvolver alguma alteração fonoaudiológica.

Durante a aula, a profissional também abordou o tema ‘decanulação’, que é muito recorrente na terapia intensiva e no ambiente hospitalar.  Luiza afirmou, ainda, que o especialista deve saber exatamente qual o melhor momento para que a retirada da cânula de traqueostomia, para que seja realizada de maneira segura, evitando comorbidades.

 

A atuação da fonoaudiologia na UTI:

1- Orientar sobre o início da ingestão oral.

2- Contribuir para o desmame da ventilação/traqueostomia.

3- Reduzir o tempo em cuidados intensivos.

3- Orientações sobre: adequação postural, consistências dos alimentos, líquidos e medicação.

4- Avaliar a necessidade de colocação de via alternativa.

 

Colaboração: Dara Alamino

 

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
18 de agosto de 2015
Presidente da Somiti debate cuidados paliativos

A presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), Fátima Lúcia Guedes Silva, participou, no dia 15 de agosto, da Reunião Multidisciplinar promovida pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em sua sede, com o tema central ‘Cuidados Paliativos – Cuidando do final da vida’. A especialista falou da importância do treinamento da equipe e […]

Notícias
6 de dezembro de 2016
Gestora recebe prêmio
Estudos
17 de março de 2020
Choque séptico pediátrico: como ocorre
Notícias
12 de setembro de 2019
Eleições AMIB