Notícias
Aprendendo a salvar vidas
8 de julho de 2015

A Somiti, realizou na tarde desta segunda-feira, 6 de julho, o treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O curso gratuito foi aberto ao público que, em sua maioria, não tem conhecimento de como salvar pessoas com quadro de parada cardíaca.

Segundo a enfermeira e coordenadora do programa de Basic Life Support (BLS) da American Heart Association, Érika Azevedo Massimo, as vítimas de mal súbito são com frequência ativas. “O fato de haver próximo ao vitimado, pessoas que saibam prestar o primeiro atendimento de forma rápida pode significar a diferença entre a vida e a morte”, reforçou.

Os participantes aprenderam que o primeiro passo é chamar e mexer no corpo da pessoa e observar se há algum tipo de reação. Não havendo resposta, o ideal é ligar, ou pedir que alguém ao lado o faça, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no número 192. Imediatamente, o tórax da vítima deve ficar exposto e iniciada a compressão cardio pulmonar.

Enquanto o SAMU não chega, as compressões devem ser feitas continuamente. Caso tenha um desfibrilador portátil externo (DEA) no local, este pode e deve ser usado na vítima seguindo as instruções que são narradas pelo próprio aparelho. O processo de ressuscitação precisa ser contínuo até que o socorro especializado chegue onde a pessoa está.

A campanha iniciou em julho e pretende acontecer mensalmente. A reciclagem, segundo normas da AHA, deve ser feita de dois em dois anos. De acordo com a AHA, mais de 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem fora do ambiente hospitalar e uma porcentagem importante delas (quase 15%), ocorre em vias públicas ou em áreas de grande concentração de transeuntes. Destas vítimas, 92% não sobrevivem.

Outras informações no site:  www.somiti.org.br.

Fotos: Clóvis Campos

12347

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Dica do Instrutor
6 de julho de 2017
Quiz#3: Via aérea

Homem de 45 anos e 100 Kg apresenta crise de asma grave com cianose e rebaixamento do sensório. Após a indução para intubação, o plantonista não consegue ventilar nem intubar o paciente e a saturação começa a cair rapidamente. Qual é a conduta imediata a ser tomada nesta situação? A) Realizar cricotireoidostomia por punção B) […]

Geral
25 de setembro de 2019
Grávidas em UTI’s: Cuidados necessários
Notícias
5 de fevereiro de 2020
Professores de Nova Lima participam de treinamento sobre primeiros socorros
Estudos
16 de agosto de 2018
Quiz #50 – Diagnóstico eletrocardiográfico