Prêmio Paul Dudley White International Scholar Award

23/11/2022



O trabalho intitulado “Development and validation of a risk score to predict kidney replacement therapy in COVID-19 patients” (em português, Desenvolvimento e validação de um escore de risco para prever terapia de substituição renal em pacientes com COVID-19) foi selecionado pela American Heart Association (AHA) para receber o prêmio “Paul Dudley White International Scholar Award” como melhor resumo do Brasil submetido ao encontro científico anual da AHA (AHA Scientific Sessions).

 

Desde 2017 o prêmio “Paul Dudley White International Scholar Award” promove a visão do Dr. White de excelência em ciência da saúde cardiovascular e cerebral.

 

O trabalho faz parte do mestrado de Flávio de Azevedo Figueiredo, um dos instrutores da SOMITI, no Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG, orientado pela Dra. Milena Marcolino.

O estudo analisou dados de mais de 5000 pacientes de 35 hospitais brasileiros e desenvolveu um escore de risco de predição da necessidade de Hemodiálise em pacientes adultos internados com covid-19 através de dados clínicos e laboratoriais.

 

Foi desenvolvida uma calculadora intitulada “MMCD score”, de fácil aplicação e com excelente discriminação e boa performance geral.

 

A calculadora online está disponível gratuitamente através do link www.mmcdscore.com