A cidade de Belo Horizonte é destaque em relatório de instituição internacional devido à menor mortalidade por Covid 19 dentre 14 capitais brasileiras.

19/10/2021

Em 6 de outubro de 2021, o Imperial College of London publicou um relatório intitulado : "Fatores que impulsionam as extensas flutuações espaciais e temporais nas taxas de mortalidade do COVID-19 em hospitais brasileiros".

 

Reproduzimos abaixo trecho que informa a reduzida taxa de mortalidade em Belo Horizonte em comparação com outras capitais brasileiras, assim como descreve simulações realizadas pelos autores, projetando quantas vidas poderiam ter sido salvas se todas as capitais analisadas tivessem resultados semelhantes a Belo Horizonte.

 

"Avaliamos ainda em simulações contrafactuais quantas mortes hospitalares poderiam ter sido evitadas na ausência de iniquidades de localização e limitações de recursos pandêmicos, i. e. se todas as 14 capitais de estados tivessem experimentado as menores taxas de letalidade hospitalar observadas por faixa etária durante a pandemia, que foram observadas em Belo Horizonte. Consideramos essas projeções menos conservadoras, uma vez que as baixas taxas de letalidade hospitalar observadas em Belo Horizonte podem refletir uma grande variedade de fatores que podem não ser traduzíveis para outras localidades do Brasil. Verificamos que os óbitos hospitalares poderiam ter sido reduzidos em cerca de 56,55% (53,95% -59,22%) nas 14 capitais. Além disso, extrapolando as taxas de mortalidade hospitalar mais baixas observadas em Belo Horizonte para todo o Brasil, estimamos que, em 26 de julho de 2021, 328.294 (313.200-343.794) das mortes intra-hospitalares de COVID-19 atribuíveis ao Brasil poderiam ter sido evitadas."

 

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - SOMITI, parabeniza os profissionais de saúde de Belo Horizonte pelos resultados obtidos, especialmente as equipes multidisciplinares que cuidaram dos pacientes críticos com COVID-19.

 

A SOMITI reconhece o trabalho hercúleo realizado pelas instituições hospitalares, públicas e privadas, agradecendo o esforço de seus colaboradores e gestores. Os governos municipais e estadual também forneceram o apoio devido nessa crise.

 

Particularmente, a SOMITI saúda nossos Instrutores, profissionais de saúde que, além do serviço assistencial aos pacientes com COVID-19, realizaram inestimáveis feitos através de cursos de imersão, aulas, palestras, simpósios, publicações e treinamentos. O resultado deste trabalho é refletido em vidas salvas, como descreve o lema da SOMITI: "Salvando Vidas Através do Ensino".

 

Dr. Leandro Braz de Carvalho

Diretor Científico da SOMITI

 

"Factors driving extensive spatial and temporal fluctuations in COVID‐19 fatality rates in Brazilian hospitals"

"Eu recomendo especialmente ao médico que, nas doenças agudas, nas quais a maior parte da humanidade é extirpada, conduza o tratamento melhor do que outros." - Hipócrates.