Parceria entre Secretaria de Saúde e Somiti

06/07/2021



O Diretor Científico da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), Leandro Braz de Carvalho esteve nesta segunda-feira, 05 de Julho na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participando da doação simbólica de 200 unidades de Concentradores de Oxigênio, de extrema importância no auxílio do tratamento de doenças respiratórias crônicas, incluindo pacientes após COVID-19.

Os equipamentos, da marca Inogen, foram recebidos da Direct Relief, organização norte-americana de ajuda humanitária.

A chegada dos Concentradores de Oxigênio a Minas Gerais foi possível pela intercooperação entre a SCCM (Society of Intensive Care Medicine), SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva), SES-MG e Funed (Fundação Ezequiel Dias).

A parceria entre Somiti e SES-MG vai resultar na distribuição dos Concentradores de Oxigênio para 69 instituições de 49 municípios mineiros.

Dr. Leandro Carvalho ressalta que "os concentradores de oxigênio são uma contribuição dos profissionais de terapia intensiva para aqueles que sofreram consequências respiratórias depois de passarem pela Covid-19".

Ainda de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti “o concentrador de oxigênio é um ganho a mais para os pacientes com doenças pulmonares crônicas e para a recuperação da covid-19, evitando a hospitalização prolongada”.