Somiti publica livro-texto de Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico

09/06/2020

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), publica em junho de 2020 a versão em português do livro-texto do curso Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico (PFCCS).

O curso oriundo da Society of Critical Care Medicine (SCCM-USA) está em sua terceira edição.

Esse é mais um dos resultados da profícua parceria entre SOMITI e SCCM após a publicação do livro-texto do FCCS 6ª edição (versão adulto) em 2019.

A SOMITI realiza os cursos de imersão FCCS, PFCCS, FCCS Obstétrico e Fundamentos de Gerenciamento de Desastres (FDM) da SCCM.

Para Dr. Leandro Braz de Carvalho, editor da edição brasileira do PFCCS, diretor científico da SOMITI e coordenador dos cursos da SCCM na SOMITI, "este livro demonstra o compromisso da Somiti com a divulgação do conhecimento científico e o treinamento e atualização em Terapia Intensiva em todas as áreas". Ele enfatiza que a "tradução foi realizada pelo nosso grupo de instrutores do PFCCS, todos os profissionais intensivistas que atuam na assistência de crianças graves, com a colaboração de colegas de Brasília e de instrutores do PFCCS da AMIB".

Para o Dr. Luíz Tálamo, médico pediatra intensivista, instrutor do PFCCS, "o curso é uma importante ferramenta tanto para o médico que atende urgências e emergências no Pronto Atendimento quanto para o intesivista que quer atualizar e rever as bases da terapia intensiva. Ao fazer o curso, esse público alvo vai ter aulas teóricas e práticas atualizadas e com o crivo da SCCM - Society of Critical Care Medicine ​sobre as principais situações que vivencia nas salas de emergências e UTI's".

Os projetos em comum da Somiti com a SCCM seguem acelerados. Em breve, a SCCM disponibilizará uma página em português no seu site, que servirá como portal para o conteúdo traduzido pela nossa equipe de instrutores, incluindo artigos científicos, capítulos de livros e aulas, de acesso gratuito.

Novas versões do curso da SCCM, como a 7ª edição do FCCS e a 4ª edição do FDM, estão previstas para 2021, assim como a primeira edição do FCCS Cirúrgico. As revisões e os novos conteúdos terão participação de nossos instrutores que compõem o Board ​desses cursos nos Estados Unidos.