Somiti publica livro-texto de Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico

09/06/2020

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), publica em Junho de 2020 a versão em português do livro-textodo curso Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico (PFCCS).

O Curso oriundo da Society of Critical Care Medicine (SCCM-USA) está em sua terceira edição.

Esse é mais um dos resultados da profícua parceria entre SOMITI e SCCM após a publicação do livro texto do FCCS 6ª edição (versão adulto) em 2019.

A SOMITI realiza os cursos de imersão FCCS, PFCCS, FCCS Obstétrico e Fundamentos de Gerenciamento de Desastres (FDM) da SCCM.

Para o Dr. Leandro Braz de Carvalho, editor da edição brasileira do PFCCS, diretor científico da SOMITI e coordenador dos cursos da SCCM na SOMITI, "este livro demonstra compromisso da SOMITI com a divulgação do conhecimento científico e o treinamento e atualização em Terapia Intensiva em todas as suas áreas". Ele enfatiza que "a tradução foi realizada pelo nosso grupo de instrutores do PFCCS, todos os profissionais intensivistas que atuam na assistência de crianças graves, com a colaboração de colegas de Brasília e de instrutores do PFCCS e AMIB".

Para o Dr. Luiz Tálamo, médico pediatra intensivista, instrutor do PFCCS, "o curso é uma importante ferramenta tanto para o médico que atende urgências e emergências no Pronto Atendimento quanto para o intensivista que quer atualizar e rever as bases da terapia intensiva. Ao fazer o curso, esse público alvo vai ter aulas teóricas e práticas atualizadas e com o crivo da SCCM - Society of Critical Care Medicine ​sobre as principais situações que vivencia nas salas de emergências e UTI's".

Os projetos em comum da SOMITI com a SCCM seguem acelerados. Em breve, a SCCM disponibilizará uma página em português no seu site, que servirá como portal para o conteúdo traduzido pela nossa equipe de instrutores, incluindo artigos científicos, capítulos de livros e aulas, de acesso gratuito.

Novas versões dos cursos da SCCM, como a 7ª edição do FCCS e a 4ª edição do FDM, estão previstas para 2021, assim como a primeira edição do FCCS Cirúrgico. As revisões e os novos conteúdos terão participação de nossos instrutores que compõem p Board ​desses cursos nos Estados Unidos.