Novo Boletim Epidemiológico do MS discute análise de risco para o SUS e Distanciamento Social

07/04/2020

Ministério da Saúde logotipo

O Ministério da Saúde (MS) divulgou um novo Boletim Epidemiológico sobre a pandemia do coronavírus. O documento – publicado no dia 6 de abril de 2020 – discute critérios de Distanciamento Social e a traz uma análise de risco para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o MS, as Unidades da Federação (Estados, Municípios e Distrito Federal) que adotaram o Distanciamento Social Ampliado (DSA) e onde o número de casos não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente, devem iniciar a transição para o Distanciamento Social Seletivo (DSS). A transição deve ser iniciada a partir do dia 13 abril.

O Ministério define o DSA como uma “Estratégia não limitada a grupos específicos, exigindo que todos os setores da sociedade permaneçam na residência durante a vigência da decretação da medida pelos gestores locais. Esta medida restringe ao máximo o contato entre pessoas” (página 6). Já o DSS é uma “Estratégia onde apenas alguns grupos ficam isolados, sendo selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou aqueles que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, cardiopatias etc) ou condições de risco como obesidade e gestação de risco. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos” (página 7).

Na análise de risco para o SUS, o MS prevê que, no momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para a realização de 30 a 50 mil testes de RT-PCR por dia. O Ministério também ressalta o número insuficiente de profissionais capacitados para o manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados de enfermagem avançados para o tratamento da COVID-19. Outra conclusão aponta para a falta de estrutura adequada e o número insuficiente de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a fase mais aguda da epidemia.

O documento ainda traz informações como: Objetivos estratégicos do SUS para a COVID-19; Preparação e resposta; Medidas não farmacológicas; Fases epidêmicas; Ações do Ministério da Saúde; Situação Epidemiológica no Brasil e no mundo; Estratégia de Afastamento Laboral. Clique aqui para baixar o Boletim Epidemiológico 07.