Ministério da Saúde cadastra 5 milhões de profissionais da saúde

03/04/2020

O Brasil Conta Comigo logotipoO Ministério da Saúde (MS) vai cadastrar cerca de cinco milhões de profissionais de saúde para atuar no combate ao novo coronavírus. A iniciativa é parte da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde”, criada pelo Governo Federal.

De acordo com a Portaria no 639, de 31 de março de 2020, serão cadastrados os profissionais de 14 áreas: Serviço Social; Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; e Técnicos em Radiologia.

O MS irá capacitar os profissionais de saúde – por meio de curso a distância – nos Protocolos Oficiais de Enfrentamento à COVID-19. O profissional que concluir o curso de capacitação terá direito a certificado. Caso o profissional não realize o cadastro, ou não conclua o curso de capacitação, o Ministério da Saúde irá informar ao conselho correspondente.

Ao final do curso de capacitação, o profissional poderá sinalizar se deseja fazer parte das ações de enfrentamento ao coronavírus. Caso opte por ajudar, ele será chamado para trabalhar em locais onde há necessidade.
O recrutamento desses profissionais ficará a cargo dos gestores locais do SUS,
conforme a dinâmica da circulação do vírus no território nacional.

Para realizar o cadastro, clique aqui.

 

Conselhos

 

Os conselhos 14 áreas deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos profissionais. Cabe aos conselhos também solicitar aos profissionais registrados que realizem o cadastramento e mantenham as informações atualizadas. Para realizar o cadastro, clique aqui.