Ministério da Saúde lança a ação “O Brasil conta comigo” para estudantes da área de saúde

03/04/2020



Brasil Conta ComigoO Ministério da Saúde (MS) lançou uma ação que estabelece providências emergenciais para o enfrentamento do novo Coronavírus. A ação “O Brasil conta comigo” é voltada para os alunos da área da saúde. Os estudantes vão reforçar, de forma prioritária, a atuação na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Podem participar estudantes matriculados em instituições de ensino superior, que integrem o sistema federal. As instituições podem ser públicas e/ou privadas. Os alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas.

Os estudantes de Medicina devem estar cursando o 5° e 6° ano. Já os matriculados nos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia devem estar no último ano. Enquanto durar a medida, os participantes terão direito a uma bolsa. A bolsa será paga de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40 horas no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20 horas no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50). Esses estudantes ainda podem receber 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, além de certificado de participação.

Estudantes do 1° ao 4° ano dos cursos de Medicina e alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem – que não estejam cursando o último ano – também poderão participar. Nesses casos, eles terão desconto na mensalidade da universidade privada em que estiverem matriculados.

Veja o Edital da ação “O Brasil conta comigo” clicando aqui.

 

 

Compromisso

 

Os alunos inscritos farão parte de um cadastro vinculativo. O cadastro tem caráter de compromisso para um futuro recrutamento. A vinculação considera o atual contexto de emergência em saúde pública de importância internacional e nacional.

 

Como o aluno pode participar

 

Faça o cadastro e preencha a “Ficha do Aluno” no site do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES UnA-SUS). Clique aqui para acessar o DEGES UnA-SUS.

Depois de realizar o cadastro, aguarde uma correspondência eletrônica. Ao ser chamado – por meio da correspondência eletrônica – apresente-se, em até 48 horas, no estabelecimento de saúde indicado.

Para mais informações, envie um e-mail para sgtes@unasus.gov.br ou ligue para o Disque Saúde, através do número 136.

 

Gestores de saúde

 

Estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados – desde que sem fins lucrativos e que prestem serviços ao SUS – também devem aderir ao “O Brasil conta comigo”. Nesses casos, é necessário preencher a “Ficha do Gestor”. Para aderir a ação, acesse o site do DEGES UnA-SUS clicando aqui.