Protocolo do Ministério da Saúde orienta o manuseio de cadáveres pelos profissionais de saúde

27/03/2020

Ministério da Saúde logotipoO Ministério da Saúde (MS) publicou – no dia 25 de março de 2020 – o “Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus – COVID-19”. O documento contém recomendações sobre o manuseio de cadáveres por agentes funerários e pelos profissionais da saúde.

O MS não recomenda a realização de autópsias, pois a transmissão de doenças infecciosas, como a COVID-19, pode ocorrer por meio do manejo de corpos. Outra indicação orienta a chamar os Bombeiros, ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), se a pessoa com suspeita ou infectada pelo vírus falecer em casa. O uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório em todas as situações envolvendo o novo coronavírus.

O documento também contém instruções sobre funerais. Nesses casos, a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. No máximo 10 pessoas devem participar de velórios e sepultamentos, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas.

Durante o velório o caixão deve ficar fechado. Deve-se ainda evitar a permanência de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Além disso, a presença de pessoas com sintomas respiratórios – como febre e tosse – também deve ser evitada.

Clique aqui para baixar o documento.