À medida que o novo surto de coronavírus evolui, a preparação das UTIs é essencial

28/02/2020



Tradução do artigo originalmente publicado no MDedge e disponibilizado no Medscape.

 

Andrew D. Bowser

 

18 de fevereiro de 2020

 


Medscape MDedge logoORLANDO - Embora o impacto do novo surto de coronavírus 2019 em hospitais fora da China ainda esteja por determinar, há vários pontos práticos que os profissionais de cuidados críticos precisam saber para estarem preparados diante desse surto dinâmico e em rápida evolução, disseram os palestrantes do Congresso da SCCM em Orlando, EUA.

"As prioridades para nós em nossos hospitais são detecção precoce, prevenção de infecções, segurança da equipe e, obviamente, cuidar de pessoas doentes", disse Ryan C. Maves, MD, do Naval Medical Center em Chula Vista, Califórnia, em sessão especial sobre o novo surto de coronavírus 2019.

Aproximadamente 72.000 casos de doença de coronavírus 2019 (COVID-19) foram relatados até 17 de fevereiro de 2020, dia da palestra do Dr. Maves, de acordo com estatísticas do Centro Johns Hopkins de Ciência e Engenharia, em Baltimore. Um total de 1.775 mortes foram registradas, quase todas na província de Hubei, o ponto central do surto. Nos Estados Unidos, o número de casos até então era de 15, sem mortes.

Embora a dinâmica do novo coronavírus de 2019 ainda esteja sendo aprendida, sabe-se que o alcance estimado da propagação para a transmissão de gotículas é de 2 metros, de acordo com o Dr. Maves. A duração da persistência ambiental ainda não é conhecida, mas ele disse que outros coronavírus persistem em condições de baixa umidade por até 4 dias.

O número de casos secundários que surgem de uma infecção primária, ou R0, é estimado entre 1,5 e 3, embora possa mudar à medida que a exposição evolui; em comparação, o R0 para a gripe H1N1 foi relatado como 1,5, enquanto o sarampo é 12-18, indicando que é "muito contagioso", disse o Dr. Maves. A síndrome respiratória aguda grave teve um R0 inicial de cerca de 3,5, que, segundo ele, caiu rapidamente para 0,7, à medida que os controles ambientais e políticos foram implementados.

Os profissionais de cuidados críticos precisam saber como identificar os pacientes em risco de ter COVID-19 e determinar se precisam de mais exames, de acordo com o Dr. Maves, que destacou os critérios recentes divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A categoria de maior risco, disse ele, são indivíduos expostos a um caso de coronavírus confirmado em laboratório, que, juntamente com febre ou sinais e sintomas de uma doença respiratória inferior, seriam suficientes para classificá-los como uma "pessoa de interesse" que requer avaliação adicional da doença. Um histórico de viagens da província de Hubei, além de febre e sinais / sintomas de doenças respiratórias inferiores, também atenderia aos critérios de avaliação, de acordo com o CDC, enquanto as viagens à China continental também alcançariam o limiar, se esses sintomas precisassem de hospitalização.

O CDC também publicou um fluxograma passo a passo para avaliar os pacientes que podem ter sido expostos ao novo coronavírus 2019. De acordo com esse fluxograma, se um indivíduo viajou para a China ou teve contato próximo com alguém infectado com o Novo Coronavírus 2019 dentro de 14 dias dos sintomas, e esse indivíduo tem febre ou sintomas de doenças respiratórias inferiores, como tosse ou falta de ar, então os profissionais devem isolar esse indivíduo e avaliar o estado clínico, além de entrar em contato com o departamento de saúde local.

Laura E. Evans, MD, MS, FCCM, da Universidade de Nova York, disse que pode recomendar aos prestadores de serviços "virar o script" nesse algoritmo do CDC quando se trata de identificar pacientes que possam ter sido expostos.

"Acho que talvez o que deveríamos fazer nos locais de entrada não esteja falando de viagens como a primeira pergunta, mas sim febre ou sintomas de doenças respiratórias inferiores como primeira pergunta, e use isso como uma oportunidade para implementar a mitigação de riscos nessa fase." , "Dr. Evans disse em uma apresentação sobre a preparação para o COVID-19.

Mesmo com "incerteza substancial" sobre o potencial impacto do novo coronavírus de 2019, um afluxo significativo de pacientes gravemente enfermos pressionaria o sistema de assistência médica dos EUA, acrescentou.

"Nenhum de nós tem muita capacidade extra em nossos departamentos de emergência, unidades de internação ou UTIs, e acho que precisamos estar preparados para isso", acrescentou. "Precisamos saber para que serve nosso processo 'identificar, isolar e informar', e precisamos testá-lo agora".

O Dr. Maves e o Dr. Evans relataram que não tinham conflitos financeiros de interesse a relatar. O Dr. Maves indicou que as opiniões expressas em sua apresentação não refletiam necessariamente a política ou posição oficial do Departamento da Marinha, Departamento de Defesa ou governo dos Estados Unidos.

 

Fonte: As Novel Coronavirus Outbreak Evolves, Critical Care Prep Crucial - Medscape - Feb 18, 2020.

 

Esta história apareceu originalmente no MDedge.com