Instrutores da Somiti marcam presença nos cursos pré-congresso do Critical Care Congress

17/02/2020

Dr. Leandro Carvalho no Critical Care Congress

Os representantes da Somiti participaram dos cursos pré-congresso do Critical Care Congress, que aconteceram nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Orlando, nos Estados Unidos. Confira abaixo um resumo das atividades que contaram com a participação dos instrutores da Somiti.

 

ICU Liberation Simulation Course.

 

O ex-presidente da Somiti, atual tesoureiro da Sociedade, coordenador do PVMA e MAVIT e diretor do FCCS – Dr. Hugo Urbano – fez parte do primeiro grupo do ICU Liberation Simulation Course. O curso abordou os princípios do pacote ABCDEF e das diretrizes PADIS para controle da Dor, Agitação, Delirium e Sono.

 

1º curso de Vias Aéreas e Ventilação Mecânica da SCCM

 

O instrutor dos cursos FCCS, PVMA e ACLS
– Dr. Héctor – participou do 1º curso de Vias Aéreas e Ventilação Mecânica realizado pela Society of Critical Care Medicine (SCCM).

 

FCCS Surgical e 1º projeto Datathon da SCCM

 

O diretor científico da Somiti, coordenador do FCCS e instrutor dos cursos PVMA, MAVIT e ACLS – Dr. Leandro Carvalho – fez parte da reunião da Força Tarefa e do piloto do curso FCCS Surgical, do qual é um dos autores. O livro será publicado em outubro deste ano e o curso será lançado em 2021.

Dr. Leandro participou também do 1º projeto Datathon da SCCM. No projeto, 10 equipes – compostas por médicos intensivistas e cientistas de dados – desenvolveram trabalhos usando uma base de mais de 200 mil pacientes. Para o Dr. Leandro, os cursos pré-congresso foram proveitosos. “Em dois dias, vários resultados significativos foram alcançados, com o uso de ferramentas de inteligência artificial como aprendizado de máquina - machine learning”, afirma.

O trabalho apresentado pela equipe do Dr. Leandro trata das definições de complicações de Ventilação Mecânica. Os importantes resultados serão possivelmente apresentados no congresso da European Society of Intensive Care Medicine (ESICM), que será realizado em Madri, e publicados em revistas internacionais.

 

Critical Care Congress Critical Care Congress

 

Com a parceria entre a Somiti e a SCCM, todos esses cursos poderão ser licenciados em breve para realização no Brasil.

Veja fotos do pré-congresso na galeria.

 

Critical Care Congress Critical Care CongressCritical Care Congress Critical Care Congress Critical Care Congress Critical Care Congress