Sociedade Brasileira de Infectologia alerta para epidemia de Fake News sobre o Coronavírus

10/02/2020



Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicou uma Nota de Repúdio a respeito de um vídeo que vem sendo difundido no WhatsApp. A SBI alerta que o vídeo não contém o nome e as qualificações do autor das informações falsas.

O vídeo transmite dados sem qualquer embasamento científico, como a recomendação de procedimentos como a “imunomodulação usando vitamina D em dose alta e injetável” para prevenir a infecção pelo Coronavírus. A SBI divulga, periodicamente, informativos sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV) no formato de perguntas e respostas. Para acessar o mais recente, clique aqui.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também está combatendo a “Infodemia” – uma epidemia de notícias e informações falsas sobre o (2019-nCoV). Informações como “Comer alho previne a infecção pelo Coronavírus” estão sendo desmentidas pelo Facebook, Instagram, Pinterest e outras redes sociais.

No Brasil, o Ministério da Saúde mantém um canal atualizado com dados, notícias e Boletins Epidemiológicos. O último Boletim Epidemiológico – que traz “Medidas de prevenção e controle de infecção durante o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de infecção humana pelo 2019-nCoV” pode ser acessado clicando aqui.