Acadêmicos de medicina participam do 10º Simpósio da Ligami-MG

04/02/2020


Simpósio LigamiAcadêmicos de medicina participam do 10º Simpósio da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Minas Gerais (Ligami-MG), que acontece entre os dias 3 e 4 de fevereiro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. A programação do Simpósio envolve debate e instruções para os estudantes.

No primeiro dia, o evento contou com uma mesa redonda composta pelo Diretor Científico da Somiti – Dr. Leandro Braz de Carvalho – e pelos Médicos Intensivistas e instrutores do FCCS – Dra. Cíntia de Souza Ferreira e Dr. Christiano Altamiro Coli Nogueira. O tema “Sepse” foi discutido em relação ao “Reconhecimento e medidas iniciais” e as “Novas definições e seu impacto no Brasil”.

No segundo dia do Simpósio, os acadêmicos farão uma prova de seleção. Serão escolhidos 80 novos ligantes que participarão de atividades variadas durante o ano de 2020. Entre as atividades estão as aulas do Curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (CREMI) e os estágios obrigatórios fornecidos pela Somiti em parceria com o Hospital Vila da Serra.

Para o estudante de medicina e coordenador da Ligami - Bruno Vinicius Castello Branco – a Liga é uma oportunidade de crescimento profissional. “A Ligami se propõe a ser uma liga completa, que se preocupa tanto com a formação curricular do candidato, quanto com sua formação científica. Por ter essa filosofia, temos incluídas em nossas atividades: aulas semanais com conteúdos extremamente relevantes, estágio extracurricular em UTIs de hospitais parceiros e projetos de extensão. Acreditamos que esses três pilares atuam sinergicamente na construção do conhecimento e, assim, o aluno é incluído como um ser ativo no processo de aprendizado. Vale considerar, ainda, que todo esse processo acontece ao lado de grandes nomes da terapia intensiva, cujo know how no assunto é de grandeza notória”, explica.

O também estudante de medicina e coordenador da Ligami – Matheus Victor Pereira – aconselha os futuros Ligantes a sanar todas as dúvidas que surgirem durante as atividades. “É fundamental que os acadêmicos explorem esse suporte oferecido pela Ligami, ou seja, é necessário que haja discussões de possíveis dúvidas, adquiridas nas aulas teóricas, no hospital com os plantonistas, a fim de que se entenda a aplicabilidade do conhecimento obtido nas aulas”, recomenda.

 

Baixe os arquivos das apresentações do Simpósio clicando no assunto e nome do palestrante abaixo:

Abertura - Dr. Leandro Braz de Carvalho

Ligami 2020 - Bruno Vinicius Castello Branco

Novas definições e seu impacto no Brasil - Dra. Cíntia de Souza Ferreira

Reconhecimento e medidas iniciais - Dr. Christiano Altamiro Coli Nogueira


Veja o gabarito da prova clicando aqui.

 

Confira as fotos do 1º dia do evento na galeria abaixo:

Simpósio Ligami Simpósio Ligami Dr. Leandro Braz Dr. Cristiano Coli Dra. Cíntia Ferreira