Instrutor da Somiti recebe homenagem da Society of Critical Care Medicine

30/01/2020


Dr. Leandro BrazA Society of Critical Care Medicine (SCCM) homenageou o Dr. Leandro Braz de Carvalho – médico intensivista, anestesiologista, clínico da dor, Diretor Científico e instrutor da Somiti. Dr. Leandro foi agraciado com o “President Citation”, honraria concedida pela excepcional contribuição para a entidade.

Confira abaixo uma entrevista com o homenageado, onde ele fala de sua trajetória na SCCM e dos planos para a parceria entre a Somiti e a SCCM.

 

1- O senhor recebeu uma homenagem da SCCM pelo tempo, energia e recursos dedicados em 2019. Poderia falar um pouco sobre sua trajetória na SCCM?

 

A premiação está relacionada às atividades realizadas em parceria com a SCCM desde 2015. Iniciamos esse contato para atualização dos cursos oferecidos naquela época pela Somiti, principalmente o FCCS (Fundamentos de Suporte Intensivo). Realizei o curso de instrutores em Phoenix e levei até eles a tradução da quinta edição do curso realizada pelos nossos instrutores. A partir daí, ampliamos gradativamente a relação com a SCCM. Faço parte agora do Comitê do Programa dos Cursos “Fundamentals”, responsável pela formulação e revisão dos cursos da SCCM.

 

2- Tem alguma atividade realizada que gostaria de destacar?

 

Realizamos a tradução do FCCS para o português, tanto da quinta quanto da sexta edição, tendo publicado em 2019 o livro-texto em português e, por causa disso, ampliado o número de alunos que realizaram o curso dos habituais 100-150 para mais de 800 ao ano.

Trouxemos para o Brasil em 2018 o FCCS Obstétrico, realizando o primeiro curso fora dos EUA no mesmo ano do lançamento do curso. Em 2019, realizamos 5 cursos, em Minas Gerais e Pernambuco. Esperamos neste próximo ano ampliar o alcance com o livro-texto em português.

Licenciamos o PFCCS (pediátrico) para a Somiti e realizamos 3 cursos em 2019. Concluímos a tradução das aulas e do livro texto da terceira edição (2019) e iremos publicá-lo em breve.

Traduzimos as Diretrizes da SCCM “PADIS 2018” (Dor, agitação, delirium, imobilidade e sono) e o seu “Sumário Executivo” para o português. Essa tradução foi publicada com destaque no portal online da SCCM. Temos também o convite da SCCM para traduzir outros conteúdos do website e publicações.

Participamos da Força-Tarefa que está desenvolvendo o novo curso da SCCM- “FCCS Surgical” (cirúrgico), redigindo um dos capítulos e elaborando as práticas. Esse curso será lançado ainda em 2020.

 

3- O que o senhor sentiu ao receber a honraria?

 

A premiação é um reconhecimento do trabalho da Somiti na divulgação científica através de publicações e cursos. Esse trabalho é realizado pelo nosso grupo de instrutores (35 ao todo, incluindo os três cursos), diretoria e colaboradores. Sinto orgulho pela equipe que conseguimos formar e pelo trabalho que juntos realizamos.

 

4- Como Diretor Científico da Somiti, quais são os planos do doutor para a parceria entre Somiti e SCCM?

 

Já vejo que o ano de 2020 será de muito trabalho e com muitas novidades!

Com relação à parceria Somiti-SCCM e outros cursos, antecipamos os seguintes projetos:

- Novas parcerias para o curso FCCS, mantendo a atividade do nosso grupo de instrutores, com a perspectiva de realizar, pelo menos, o mesmo número de cursos de 2019.

- Ampliação dos cursos PFCCS e FCCS Obstétrico com o material traduzido para o português e possibilidade de parcerias para promoção dos cursos, em Minas Gerais e outros estados.

- Licenciamento do curso da SCCM “ICU Liberation Simulation”, relacionado às Diretrizes PADIS e ao protocolo ABCDEF, direcionado à mudança dos paradigmas de Sedação, Analgesia e Controle do Delirium em UTI. Dois exemplos de aplicação das diretrizes encontram-se disponíveis no site da Somiti (Protocolos de sedação x Interrupção diária e Como analgo-sedar e permitir a mobilização precoce)

- Lançamento do curso “FCCS Cirúrgico”, cuja apresentação piloto será no Congresso da SCCM em Fevereiro de 2020 e que deverá ser lançado oficialmente ainda neste ano.

- Revisão dos cursos MAVIT (Vias Aéreas) e PVMA (Ventilação Mecânica), adequando-os às novidades nestas áreas e com nova formatação.