Somiti oferece treinamento gratuito para população

24/07/2015

Dia seis de agosto, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) promove o segundo encontro aberto à população com o treinamento em Massa de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP com as mãos), a partir das 14 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) – Rua Timbiras, 1200 Funcionários/BH.

O objetivo, segundo a gestora de qualidade da Somiti e coordenadora dos cursos da parceria Somiti-American Heart Association, Maria Aparecida Braga, é reduzir o número de mortes decorrentes de paradas cardíacas súbitas, 92% dos casos, que atingem pessoas ativas e cada vez mais jovens. “Os segundos fazem a diferença. Para cada minuto de atraso reduz-se a chance de sobrevivência da vítima em 10%. Quando alguém, mesmo que não seja profissional de saúde, sabe como e inicia imediatamente a execução da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a chance de sobrevivência da vítima pode duplicar, ou até triplicar”, explica.

De acordo com a enfermeira intensivista e coordenadora do curso, Érika de Azevedo Mássimo, o conteúdo ministrado, em 30 minutos, permite identificação das necessidades da vítima e técnicas de ressuscitação para bebês, crianças e adultos, além do uso correto do desfibrilador externo automático (DEA). “No primeiro encontro participaram 100 inscritos de faixa etária variada e diferentes profissões. Estamos engajados neste movimento de capacitação da comunidade e solicitamos a todos os parceiros da Somiti que divulguem esta iniciativa”, complementa Mássimo.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: somiti@somiti.org.br.

Foto: Clóvis Campos/AMMG