OMS faz alerta sobre coronavírus identificado na China

22/01/2020



A Organização Mundial de Saúde (OMS) fará hoje, 22 de janeiro, uma reunião de emergência sobre uma nova cepa do coronavírus identificado na China. O objetivo é definir se o surto constitui uma emergência de saúde pública internacional. Até o presente momento foram nove mortes na China. A doença já infectou mais de 400 pessoas, com casos registrados na Coreia do Sul, Tailândia, Japão e Estados Unidos.

Foto: Unsplash/Michael AmadeusSegundo especialistas, existe risco de o vírus chegar ao Brasil. O risco pode aumentar durante o período do carnaval, com a chegada de turistas em todas as regiões do país. Por isso, é importante evitar ir para os lugares que já tiveram casos notificados. Para as pessoas que estão retornando desses locais é importante estar atento e, no caso do aparecimento dos sintomas, procurar uma unidade de saúde.

O coronavírus pode ser transmitido pelo ar, por meio de tosse ou espirros, por contato pessoal próximo (como toques e apertos de mãos) e contato com objetos e superfícies contaminadas seguidas de contato com a boca, nariz e olhos. O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias.

O diagnóstico é feito após a avalição do profissional de saúde e a análise dos sintomas. A confirmação da presença do vírus é feita com exames de sangue, fezes e/ou secreções nasais, por meio de testes sorológicos, PCR e cultura viral. Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para as infecções causadas por coronavírus humano.

Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias é necessário cuidados como cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir; lavar as mãos (principalmente depois de tossir e espirar); evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca; higienizar e cozinhar bem os alimentos; não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, copos e garrafas); e manter os ambientes bem ventilados.

Para mais informações sobre Coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde.

Veja um vídeo da OMS sobre o Coranavírus abaixo: