Entrevista com Dr. Leandro Braz de Carvalho, o novo Diretor Científico da Somiti

06/12/2019



Dr. Leandro Braz de CarvalhoA nova diretoria da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), para o biênio 2020/2021, foi eleita em novembro. Confira a entrevista do Dr. Leandro Braz de Carvalho – o novo Diretor Científico da Somiti. Ele fala da sua experiência profissional e do que pretende fazer na coordenação das atividades científicas e educacionais da Sociedade.

 

1- O nome da sua chapa – a chapa vencedora – é “Experiência e Responsabilidade Social”. Fale um pouco da sua experiência e como o senhor pretende usá-la na gestão da Somiti.

 

Sou médico intensivista há 20 anos, além de anestesiologista e clínico de dor. Tenho formação em auditoria médica e gestão em saúde.

Sou associado da Somiti desde 2000, participando ativamente de cursos como instrutor desde 2008: FCCS, ACLS, PVMA, FCCS Obstétrico, PFCCS e MAVIT.

Nos últimos 5 anos coordeno os cursos da SCCM (Society of Critical Care Medicine) realizados pela Somiti: FCCS, PFCCS, FCCS Obstétrico.

Sou membro na SCCM dos Comitês dos cursos Fundamentals, que cria e revisa os cursos realizados em todo o mundo.

Nossa equipe de instrutores fez a tradução oficial para o português das últimas 2 edições do FCCS e está atualmente traduzindo o PFCCS e o FCCS Obstétrico.

 

2- Fale um pouco do seu novo cargo, o de Diretor Científico.

 

O Diretor Científico é responsável pela coordenação das atividades científicas e educacionais da Sociedade, incluindo aulas, cursos, simpósios e congressos e as publicações científicas realizadas pela sociedade ou com chancela desta.

 

3- Ainda dentro das atribuições do seu cargo, o que o senhor pretende fazer e trazer de novo para a Somiti?

 

Vamos intensificar as relações com outras sociedades e instituições para buscar novos cursos e projetos para nossos associados.

Assim como fizemos com a SCCM nos últimos anos, trazendo cursos chancelados e traduzindo conteúdos para o português, devemos fazer o mesmo com a Sociedade Europeia (ESICM), com as Universidades e outras entidades.

Já há previsão de pelo menos 2 novos cursos de imersão da SCCM para o próximo ano: FCCS Surgical e ICU Liberation.

A convite da presidência da SCCM, alguns conteúdos do portal da Sociedade Americana serão traduzidos para o português.

Os cursos próprios da Somiti (MAVIT, PVMA e outros) serão revisados e novo material será publicado.

Retomaremos os Simpósios de Integração em cidades-polos no interior do Estado, como feito em outros anos.

Prepararemos o Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, de 2021.

Conteúdo científico será produzido para divulgação nos sites e redes sociais da Somiti, pelos instrutores e sócios: Artigos Comentados, Quizz, discussão de diretrizes, resumos de atividades científicas.

Estimularemos a participação dos intensivistas mineiros em estudos e trials multicêntricos, nacionais e internacionais.

Buscaremos junto a faculdades e universidades contatos e canais para estímulo à formação acadêmica (Mestrado e Doutorado) dos nossos intensivistas.

E o mais importante: Todas as atividades científicas da Sociedade devem ser abertas para a equipe multidisciplinar, com atividades específicas para cada grupo de profissionais mas também com atividades de integração da equipe.