Profissionais e estudantes disputam as Olimpíadas de Medicina de Emergência e Terapia Intensiva

04/12/2019



A Somiti e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede-MG) promoveram a 3ª edição da Olimpíada Mineira de Simulação Realística em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva. O evento aconteceu no dia 1º de dezembro na Faculdade de Medicina da UFMG.

Profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de testar conhecimentos nas modalidades Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS); Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS); e Competição de RCP e uso do DEA (BLS). Três profissionais da saúde avaliaram as atitudes, o trabalho em equipe, os conhecimentos e o comportamento dos participantes durante as simulações de casos clínicos.

Para a Médica Intensivista e Emergencista, responsável pela coordenação de cursos da American Heart Association da Somiti e futura Presidente da Abramede MG (no biênio 2020-2021) – Maria Aparecida Braga – a competição tem por objetivo estimular as boas práticas na área da saúde. “Nas Olimpíadas eles têm a oportunidade não só de testar habilidades e competências, mas também de trabalhar em equipe no atendimento as emergências”, explica.

Para a estudante do 7º período de Enfermagem na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) – Amanda Isabele dos Santos – a competição é positiva para a formação profissional. “Essa questão de disputar uma faculdade contra a outra nos ajuda a querer mais, a buscar mais, a estudar mais. Nós treinamos antes e isso aproximou os estudantes de enfermagem e medicina”, comenta.

O estudante de Enfermagem do 8º período na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) – João Victor de Caires Lipovetsky – gostou da disputa. “Foi uma experiência muito boa. Nós conseguimos desenvolver bem todos os protocolos e colocar em prática tudo o que estudamos”, elogia.

Os vencedores foram premiados com cursos na área de Emergência e Terapia Intensiva. Confira abaixo a lista dos vencedores:

Ana Beatriz Dorinato Pereira Neto

Ana Paula Coelho Galvão

Bruna Freitas Dias Gerheim

Dândara Larisse Fagundes Araújo

Eliada Neves de Queiroz Abreu

Giovanna Aparecida da Silva

Gleidston Teixeira de Oliveira

Gustavo Lopes Machado

Jean Philipe Semeão Marcelino

João Victor de Caires Lipovetsky

Jofer Santos Tomé

Kenia Rodrigues de Souza Prates

Lara Vieira Teófilo Elias

Lucas Silva Yasuda

Maria Elisa Vilani Andrade

Marina de Melo Barcelos Sales

Milena Santos Dourado

Veja as fotos do evento na galeria.