Simulações em obstetrícia e analgesia são temas no CBMI

18/11/2019

 

O XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) – que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro em Fortaleza – proporcionou aos participantes a oportunidade de discutir casos clínicos, aplicar habilidades e ampliar conhecimentos. No evento foi possível participar da simulação de um Centro de Terapia Intensiva, no “AMIB em Cena”. Foram montados cinco leitos na área de Exposição para que os participantes do Congresso pudessem aprender e praticar técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, hemodinâmica, obstetrícia, ultrassonografia e ventilação mecânica, com turmas de 10 alunos em cada.

Entre as atrações estava o “AMIB em Cena: Obstetrícia”, que teve a coordenação do Dr. Leandro Braz de Carvalho – anestesiologista, intensivista e instrutor da Somiti. “O que fizemos foi disponibilizar um manequim com um simulador especial de abdômen de gestante, para que os participantes pudessem treinar seus conhecimentos”, explica. A simulação – que também é praticada no curso FCCS Obstétrico da Somiti, em convênio com a SCCM– abordou assuntos como hemorragia obstétrica, eclâmpsia, sepse urinária com necessidade de ventilação mecânica e parada cardíaca materna.

Também foram destaques do evento a Sessão Temática: Sedação, em que um dos temas foi “Como analgo-sedar e permitir a mobilização precoce?” – apresentada pelo Dr. Leandro. Questões como “Atualidades em terapia intensiva neurológica” foram abordadas na Sessão Temática Neurointensivismo – uma mesa redonda composta por cinco participantes, da qual o Dr. Leandro foi moderador juntamente com a Dra. Cássia Righy Shinotsuka. O Dr. Leandro ainda participou como examinador no “Temas Livres”, com o tópico "Sepse", e da Prova de Título em Medicina Intensiva.

Para o Dr. Leandro, a importância do Congresso não reside unicamente no fato de disseminar os novos saberes da Terapia Intensiva. “No evento foi possível discutir temas relevantes para a Terapia Intensiva e, também, temas que estão começando a surgir no dia a dia, além de diretrizes já consolidadas mas que muitas vezes não conseguimos colocar em prática”, conclui.

Confira os slides da palestra “Como analgo-sedar e permitir a mobilização precoce?” clicando aqui.

Veja as fotos do evento na galeria.

Dr Leandro apresenta o AMIB em cena Obstetrícia Dr Leandro apresenta o AMIB em cena Obstetrícia
Dr Leandro apresenta o AMIB em cena Obstetrícia

Dr Leandro apresenta o AMIB em cena Obstetrícia