Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

15/05/2019

O Ministério da Saúde (MS)  criou o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, com o objetivo de conscientizar, prevenir e reduzir os números de casos desse tipo de infecção no Brasil. A data é celebrada no dia 15 de maio.

De acordo com o MS, no país, a taxa de infecções hospitalares corresponde a 14% das internações hospitalares. Micro-organismos presentes no próprio paciente ou no meio ambiente e que se aproveitam quando o sistema de defesa está mais frágil são as principais causas. Ainda de acordo com o Ministério, as infecções também podem ser transmitidas pelas mãos do profissional de saúde ou do acompanhante, por equipamentos invasivos, como respirador para ventilação mecânica, ou mesmo por contato com outros pacientes. Desta forma, especialistas alertam para a importância do simples ato de lavar as mãos, para a redução das infecções no ambiente hospitalar.

Merecem destaque as informações:

1)observar e manter o hábito de lavar as mãos com freqüência;

2) não expor outras pessoas à doença;

3) estão disponíveis vacinas para alguns germes causadores de pneumonias, como o pneumococo;

4) o uso incorreto de antibióticos tem aumentado as infecções resistentes a eles, agravando o problema. Os hospitais devem estar em dia com protocolos de controle de infecção hospitalar e uso correto de antibióticos.

Para quem deseja saber mais sobre o tema, a Somiti oferece o curso SAVI - Suporte Avançado de Vida em Infectologia. Informe-se!