9º Simpósio Somiti da Ligami

05/02/2019

Dias 4 e 5 de fevereiro, aconteceram o 9º Simpósio Somiti da Ligami e o 4º Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Emergência e Medicina Intensiva. Durante dois dias, o evento que acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) reuniu mais de 100 acadêmicos que participam da seleção para integrarem a Ligami.

 A vice-presidente da Abramede MG e gestora da Somiti, Maria Aparecida Braga, afirma que a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva tem por objetivo aprofundar o estudo desta especialidade no âmbito da graduação, enquadrando-se como atividade de extensão, que juntamente com pesquisa e ensino constituem o tripé universitário. “Representa oportunidade para o estudante de graduação conhecer aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso, e para obter pontuação adicional em seu currículo.”

Evento esclarece sobre sepse

O tema de debate foi a Sepse e o motivo da escolha corresponde às alterações propostas em condutas e conceitos diagnósticos nos últimos anos, bem como a prevalência e a alta letalidade da síndrome. Desde a publicação da última diretriz, em 2013, condutas e conceitos incorporados e amplamente adotados têm sido alvo de reavaliação e reconsiderações, o que torna relevante constantes esclarecimentos. O conteúdo foi apresentado pelos especialistas Antônio Tolentino Sá e Guilherme Lima.

Braga acrescenta que o Simpósio da Ligami representa não só para estudantes de graduação, mas também para profissionais atuantes na medicina intensiva, uma oportunidade de discussão e atualização destes tópicos tão relevantes e atuais sobre o cuidado de pacientes sépticos.

A participação na Ligami insere o estudante no contexto real da profissão e ele conhece aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso.

Dentre as atividades estão as aulas gratuitas semanais do Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi). Saiba mais.