Mineiro de Medicina Intensiva reuniu profissionais no Minascentro

27/05/2015

Do dia 21 a 23 de maio, o Minascentro sediou a 14ª edição do Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, promovido pela Somiti. Foram três dias de intensos debates envolvendo a mobilização precoce e em cuidados intensivos e os novos horizontes de segurança e qualidade - tema central do evento que reuniu centenas de profissionais de todas as áreas envolvidas no tratamento do paciente crítico.

Solenidade de Abertura

A mesa de Abertura foi composta pela Presidente da Somiti, Fátima Guedes; Presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Fernando Suparregui Dias; Diretora de Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Maria Aparecida Braga; Vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia de Minas Gerais, André Lage Meira; representante do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Lurdes Aparecida Machado; Assistente técnica do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Thais Onofre Oliveira; Vice-presidente da Somiti e Presidente Executivo do XIV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, Rogério de Castro Pereira, e o Presidente Científico do Congresso Mineiro Hugo Urbano.


Em seu discurso, a pediatra Fátima Guedes destacou o tema central do evento e a importância da valorização do intensivista. "Buscamos valorizar as evidências, o trabalho interdisciplinar, a qualidade e a segurança para o paciente, sem esquecer o papel de estímulo aos intensivistas e de integração da Medicina Intensiva. Segue a premissa de que nós temos de nos valorizar enquanto profissionais, pois somos os melhores profissionais para estar à frente do cuidado ao paciente crítico", afirmou.

Regional de destaque


Em seu pronunciamento, o presidente da AMIB, Fernando Suparregui, falou sobre o orgulho da Associação em ter uma regional do porte da Somiti, que chegou à 14ª edição do Congresso Mineiro com organização e excelência. "O tema abordado é a essência do trabalho que se executa nas unidades de terapia intensiva. A equipe multidisciplinar é fundamental para que tenhamos um assistência com segurança e qualidade e para que possamos ter uma recuperação do nosso paciente", completou.

II Congresso Mineiro de Nutrição em Medicina Intensiva

Juntamente com XIV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, foi realizado o II Congresso Mineiro de Nutrição em Medicina Intensiva, que abordou diversos temas como o uso de dietas especiais em UTI, hiperglicemia, diarréia e constipação intestinal, entre outros.

A nutricionista Clarissa Martins Zambelli falou sobre como é feita a avaliação nutricional do paciente na UTI e a prescrição dietética. A nutricionista do Hospital Semper, Luciana Ordones Rego, apresentou uma palestra sobre indicadores de qualidade, onde explicou a importância da coleta de dados diariamente dos pacientes, para que seja possível a análise dos dados clínicos.

 "Nós colocamos temas que fossem de aspecto prático para que os nutricionistas pudessem participar contando suas experiências profissionais", destacou o coordenador do Congresso Mineiro de Nutrição em Medicina Intensiva, Mauro Kleber de Souza e Silva.