Professores recebem capacitação

06/08/2018

Dia três de agosto, 75 professores da Prefeitura de Nova Lima foram treinados, no curso Family & Friends. A iniciativa prevê capacitação e, consequente, segurança para todos os profissionais e alunos. A parada cardiorrespiratória ocorre mediante a interrupção dos batimentos cardíacos e parada da circulação sanguínea. Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, infelizmente, poucas são as pessoas que sabem como proceder nesta situação de emergência. "Saber o que fazer neste momento é muito importante, a capacidade de prestar socorro adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A Somiti trabalha para ampliar o conhecimento de profissionais e público leigo, salvando vidas através do ensino", ressalta. 

Dados revelam que cerca de 90% das vítimas de parada cardiorrespiratória morrem antes da chegada ao hospital. Aproximadamente três minutos após o ocorrido, neurônios já começam a morrer, o que faz com que a rapidez seja um fator essencial na sobrevivência da vítima. Uma assistênca imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances que a vítima tem de sobreviver. Os professores de Nova Lima receberam informações para atuar e ministrar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), em adultos e crianças. Para o médico e instrutor

Simulação em manequins adultos Como agir em situações com bebês Informações teóricas também são importantes
     
Oportunidade de salvar vidas Teoria e prática são ensinadas 75 participantes capacitados
     

 



Como proceder?

1. Reconheça a parada: Certifique-se de que o local é seguro antes de abordar a pessoa e chame-a vigorosamente. Se ela não responde e não respira, considere que ela está tendo uma parada cardiopulmonar.

 2 – Peça ajuda: Ligue SAMU 192 ou peça para alguém próximo fazer isso enquanto você inicia o passo 3.

 3 – Comece o RCP (Reanimação Cardiopulmonar): Comprima de forma PROFUNDA e RÁPIDA o centro do tórax da vítima, até o socorro chegar, seguindo as instruções abaixo:

 

• Ajoelhe-se ao lado do paciente.

• Posicione suas mãos, uma sobre a outra, de forma a entrelaçar seus dedos e expor a região do “calcanhar” da mão.

• Coloque suas mãos no centro do tórax da pessoa em parada. Deixe os braços retos e firmes. Posicione os seus ombros em cima das mãos. A compressão será feita com o calcanhar da mão.

• Utilizando o peso do seu corpo, faça compressões PROFUNDAS (de 5 a 6 cm) E RÁPIDAS (de 100 a 120 por minuto). Sempre mantenha os braços esticados.

• Permita o retorno total do tórax.

 

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pela Somiti, incluindo voluntariado, ligue: (31) 3222-3172.