Simulação realística

14/06/2018

A Somiti desenvolve diversas atividades práticas gratuitas em eventos e junto aos acadêmicos de medicina, em parceria com a Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg). Dia 29 de junho, apoia evento da Abramede MG, com simulação de incêndio na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e treinamento ao público leigo. Para o presidente da Somiti, Hugo Urbano, as simulações são de grande importância para a capacitação profissional, além de contribuirem com a disseminação da prevenção e orientação da comunidade.

A coordenadora do departamento de Psicologia da Somiti, Tárcia Dutra, escreveu um dos capítulos do livro 'Psicologia na Simulação Realística', em que aborda o assunto:"A simulação realística é uma metodologia de treinamento prático, apoiada por tecnologias de baixa, média e alta complexidade e estudos de validação da sua eficácia. No Brasil, é um campo em crescimento, principalmente para equipes na área da saúde. A simulação pode ajudar os profissionais a agirem melhor em situações limites no contexto do trabalho, colaborando para as tomadas de decisões em condições difíceis, fazendo uso estratégias facilitadoras de comunicação. No contexto hospitalar, a simulação realística pode proporcionar consensos, assegurar a qualidade da assistência, a continuidade da linha do cuidado em situações de internação, o trabalho em equipe e a segurança do paciente. Essa instrumentalização será um aporte riquíssimo para o trabalho em equipe e o afinamento das altas performances. A simulação realística é um caminho sem volta na contribuição para a redução de erros e a melhoria da comunicação entre membros da equipe. As universidades, faculdades e serviços de saúde públicos e privados devem investir, sós ou em conjunto, para baixar os custos e treinar as equipes, tornando-as mais competentes."

Para saber mais: Dutra, TRC. Psicologia na simulação realística: contribuições no aprendizado da equipe de saúde. Em: Psicologia em unidade de terapia intensiva – intervenções em situações de urgência subjetiva. Fernanda Saboya et al. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.

 Olimpíadas de Simulação Realística na Faminas, participação Somiti e Abramede MG. Fábio Kimura e Clayton Lima como avaliadores.