Ressuscitação Cardiopulmonar foi tema de treinamento voltado para a população

15/05/2015

Na tarde da última terça-feira, 18 de maio, a Somiti realizou, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o curso Family & Friends RCP - Ressuscitação Cardiopulmonar para familiares  e amigos, onde instrutores do curso Basic Life Support (BLS) ensinaram aos participantes os procedimentos iniciais de uma Ressuscitação Cardiopulomar (RCP) em adultos e em crianças, que devem ser realizados antes da chegada do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Dados mostram que mais de 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem em casa, fora do ambiente hospitalar e esses casos são assistidos frequentemente por pessoas que não sabem o que fazer frente a uma situação de emergência. O número de óbito nesses casos chega a 92% e essa estatística pode melhorar se a pessoa que testemunha uma situação de emergência tem a simples habilidade de aplicar corretamente uma RCP.

Os participantes aprenderam como avaliar se uma vítima necessita ou não de um procedimento de RCP; técnicas de ressuscitação para bebês, crianças e adultos, com aulas práticas realizadas em manequins apropriados; além das instruções sobre como usar corretamente um Desfibrilador Externo Automático - DEA.

"Agradeço a confiança que depositaram na Somiti em estarem aqui para a realização desse curso. Vocês serão multiplicadores dessas técnicas e passarão a fazer a diferença entre a vida e a morte", disse Érika Mássimo, enfermeira intensivista e coordenadora do curso BLS.