Campanha Salve Vidas

10/08/2017

Próximo Salve Vidas! 

Data: 13 de Setembro de 2017

Horário: 18h às 22h

Local: CRMMG - Rua Timbiras, 1200, Centro

Por meio da campanha Salve Vidas, a Somiti convida a popuação para participar, dia 13 de agosto de 2017, de 18h às 20h, no CRMMG - Rua Timbiras, 1200, Centro, de Belo Horizonte, palestra com o tema Sepse e treinamento de massagem cardíaca.

A Somiti atua junto à comunidade e salva vidas através do ensino! As atividades são gratuitas.

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) é uma entidade sem fins lucrativos que busca salvar vidas através do ensino. Para o público em geral, propaga conhecimentos importantes de como agir diante de situações de emergência e ensina manobras de ressuscitação cardiopulmonar, que utiliza apenas as mãos.

Por meio do projeto ‘Salve Vidas’, leva informação a um número cada vez maior de pessoas, com a participação em eventos empresariais, educacionais e em praças e locais públicos. Os instrutores da Somiti ensinam o procedimento e mostram a importância da massagem cardíaca diante de uma situação de parada cardiorrespiratória. De acordo com estudos internacionais, a existência de pessoas aptas a fazer a manobra reduz em 30% o risco de admissão em casas de saúde e de danos ao cérebro em sobreviventes de paradas cardíacas ocorridas fora dos hospitais. Segundo a pesquisa, se aplicada imediatamente, as chances de sobrevivência dobram ou triplicam.

Considerando que 70% das paradas cardíacas acontecem fora do ambiente hospitalar, capacitar pessoas para usarem as mãos para salvar vidas é bastante significativo. Familiares, amigos e colegas de trabalho de pessoas com doenças cardíacas ou com fatores de risco cardíaco conhecidos – como o hábito de fumar, colesterol e pressão altos, diabetes, obesidade ou um ataque do coração anterior – devem aprender as manobras e rever o treinamento a cada dois anos.

A Somiti promove ações gratuitas direcionadas ao público leigo e profissionais de saúde de diversas áreas, com o objetivo de salvar vidas através do ensino. O objetivo é capacitar o maio número de pessoas em empresas, praças e escolas que são alguns dos locais onde são realizadas as atividades. A Sociedade orienta a população sobre como proceder diante de uma vítima de parada cardíaca, acionando o serviço de resgate de urgência e realizando a massagem cárdiaca (Ressuscitação Cardiopulmonar - RCP) utilizando apenas as mãos.

A gestora de qualidade da Somiti, Maria Aparecida Braga, explica que a campanha é aberta para homens e mulheres de todas as faixas etárias. “É fundamental que o próprio cidadão se apodere de sua saúde, ou seja, que ele mesmo entenda que é necessário cultivar bons hábitos.” Braga avalia que durante os encontros são criadas situações para que cada um reflita sobre o seu comportamento. “Nós médicos e demais profissionais de saúde somos referência. Acolhemos as pessoas e temos o dever de esclarecê-las, dentro de nossa especialidade, sobre a melhor maneira de prevenir doenças e sobre os tratamentos a seguir”, enfatiza. Ela completa lembrando que a Somiti está sempre de portas abertas com informações de qualidade para a população.

Para conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Somiti visite o site www.somiti.org.br ou entre em contato pelo telefone (31) 3222 3172.

 Confira algumas ações realizadas:

ESCOLAS:

PRAÇAS:
FACULDADES:
HOSPITAIS:
INSTITUIÇÕES: