Novas unidades de UTI

01/07/2017

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, recebeu o diretor da Somiti Rogério de Castro Pereira, dia 11 de julho, na SES MG. Também participaram do encontro a gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, e a gerente de Educação em Saúde da SES, Cláudia Barcaro.

O secretário divulgou a abertura de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, no Barreiro, antecipando o cronograma previsto. “Iniciamos em junho a abertura, em agosto chegaremos a dois terços e, no início de novembro, o hospital estará funcionando conforme as metas estabelecidas.” A abertura de novos leitos, além de garantir um atendimento necessário também responde pela geração de empregos. “São estimados 1240 empregos diretos, além dos indiretos gerados pelas novas unidades.” Pinto falou das dificuldades de recursos e processo de habilitação pelo Ministério da Saúde.

Pereira falou da necessidade da capacitação profissional para melhora da assistência, indicadores de qualidade e importância da cultura relacionada aos cuidados paliativos. Barcaro informou que são constantes os investimentos na capacitação profissional e que, atualmente, 2500 servidores e 300 gestores estão em treinamento.

 

Estrutura da capital:

Belo Horizonte conta atualmente com 152 centros de saúde, 588 equipes de Estratégia Saúde da Família, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro.

São oito Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM), três Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e outras (CERSAM-AD) e dois Centros de Referência em Saúde mental infantil (CERSAMi). A capital conta ainda com 9 Centros de Convivência. Na Atenção especializada, são cinco Unidades de Referência Secundária (URS), nove Centros de Especialidades Médicas (CEM), quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), quatro Centros de Reabilitação (CREAB), dois Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), um Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), um Centro Municipal de diagnóstico por imagem (CMDI). 

A rede de Urgência e Emergência é composta por nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), um Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno (SUP) e o SAMU. A rede de apoio ao diagnóstico possui cinco laboratórios distritais, um laboratório central, um laboratório de Doenças Sexualmente Transmissíveis, nove laboratórios de UPA. A Vigilância em Saúde tem em sua estrutura um Laboratório de Bromatologia, um Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), um Laboratório de Zoonoses, um Centro de Controle de Zoonoses, quatro centro de esterilização de cães e gatos, uma Unidade Móvel de Castração e o Serviço de Atenção ao Viajante. Na promoção à saúde, são 76 Academias da Cidade em funcionamento, com mais de 20 mil alunos e 127 locais que promovem a prática Lian Gong.

 Nova Unidades