Evento capacita acadêmicos

01/04/2017

Mais de 180 acadêmicos participaram do 7º Simpósio Somiti da Ligami, 2º Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Urgência e Emergência e Medicina e 1º Simpósio Ligami do MG Transplantes. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante os dois dias de evento, os participantes receberam orientações sobre sepse e parada cardiorrespiratória, informações importantes e gratuitas para os inscritos, que também concorreram a uma das 80 vagas para participar da Ligami. Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, a Ligami cumpre bem os objetivos da entidade de promover a capacitação sem fins lucrativos, visando o aprimoramento e a formação profissional para a melhoria da assistência e mais vidas salvas. A atividade da Ligami ao longo do ano oferece uma oportunidade de aprendizado com aulas gratuitas e estágio em hospital e junto ao MG Transplantes, além da ampla vivência oferecida pelos profissionais da Somiti e Abramede MG.

Durante o evento, palestras e discussão sobre a ‘Sepse' contribuíram para o conhecimento dos participantes, nas aulas do dia 29, pontos importantes para a segurança dos profisionais foram discutidos, conforme valorizou o intensivista Saulo Saturnino, que coordenou os trabalhos. Também enriqueceram o evento com sua participação o médico horizontal da UTI do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da UFMG e coordenador de UTI no hospital Lifecenter, Antônio Tolentino, com a apresentação "Novas definições e seu impacto no Brasil". O professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador da Residência em Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, Marcus Vinicius Melo de Andrade, abordou o 'Reconhecimento e medidas iniciais da sepse' e o médico horizontal da UTI do pronto-socorro do HC UFMG, Rafael da Mota Mariano, falou sobre 'Suporte ventilatório protetor'. Na quinta-feira, 30 de março, as atividades foram ministradas pelos instrutores do ACLS da Somiti: Vitório Guedes, Frederico Malta e Alessandra Coelho. Eles deram orientações sobre atendimento mediante a parada e ensiram a salvar vidas com apenas as mãos, em seguida os acadêmicos fizeram a avaliação.  Urbano ressaltou que é fundamental a atuação junto aos acadêmicos, em parceria com a Abramede MG e a Sammg, aprimorando conhecimentos e oportunidades para os alunos, o que refletirá, em um futuro próximo, na melhoria do atendimento prestado a população."

O gabarito da prova e a lista de aprovados já foram publicadas. Os inscritos também iniciaram as atividades, com aula inaugural realizada dia 4 de abril, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

Confira a lista e o gabarito.

Acompanhe a galeria de fotos.